Itália, Reino Unido e Japão formalizam acordo para novo caça

Governos da Itália, Japão e Reino Unido celebraram um acordo que estabeleceu um acordo para um caça de nova geração

Por Marcel Cardoso Publicado em 15/12/2023, às 18h51

Uma das intenções do acordo é desenvolver uma aeronave de combate de próxima geração até 2035 - Leonardo/Divulgação

Os governos da Itália, Japão e do Reino Unido celebraram um acordo de cooperação para um caça de nova geração que será desenvolvido de forma conjunta entre a Leonardo, a Mitsubishi Heavy Industries e a BAE Systems até meados de 2035.

O Estabelecimento do "Programa Aéreo de Combate Global" foi assinado pelos respectivos países e marca um avanço no projeto compartilhado para o desenvolvimento de novas tecnologias de combate e a construção de uma aeronave de combate de próxima geração.

Recentemente os três parceiros anunciaram um acordo para respaldar as discussões em andamento sobre os trabalhos de longo prazo e sobre o amadurecimento do conceito para um avião de combate de nova geração e dos requisitos de capacidade que serão adicionados.

O GCAP prevê o desenvolvimento de uma plataforma central inovadora de próxima geração, sustentada por uma tecnologia avançada e disruptiva que está definindo uma nova abordagem transformadora para a colaboração industrial internacional”, disse Guglielmo Maviglia, da Leonardo e diretor do programa GCAP.

A sede governamental conjunta do programa fica no Reino Unido, mas o primeiro CEO do projeto será japonês. Atualmente, cerca de 9.000 pessoas trabalham no GCAP em todo o mundo e mais de 1.000 fornecedores dos três países serão envolvidos no programa.

Acordo Reino Unido Japão Itália Leonardo BAE Systems Convenção Programa Defesa Aérea Mitubishi GCAP

Leia também

Helicóptero da Leonardo com motores canadenses 100% SAF fez primeiro voo
Oriente Médio recebeu primeiros voos de helicóptero com combustível sustentável