Venda dos mísseis AIM-9X Block II para a Holanda deverá ser aprovada pelo Congresso dos EUA
Por André Magalhães Publicado em 31/05/2022, às 12h35 - Atualizado às 12h36
A Holanda negocia os modernos mísseis AIM-9X Block II para seus F-35. A compra, no entanto, ainda deverá ser aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos. Recentemente o Departamento de Estado ratificou a venda, estimada em US$ 117 milhões.
O governo da Holanda solicitou a compra de 76 mísseis táticos AIM-9X Block II e quarenta e três mísseis táticos AIM-9X Block II+. Este acordo substitui um antigo que estava estimado em US$ 16,8 milhões.
Este contrato de venda irá proporcionar que a força aérea holandesa supra suas necessidades de fortalecer a defesa aérea com novos armamentos para seus caças, em especial os F-35A, de quinta geração.
“Esta venda proposta apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um aliado da Otan que é uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico na Europa”, publicou o Departamento de Estado.
A Holanda tem empregado seus caças F-35A em exercícios conjuntos com nações aliadas e também no patrulhamento do espaço aéreo da Otan no leste europeu. Atualmente, parte dos aviões furtivos holandeses estão baseados na Bulgária em resposta as tensões do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.