Gulfstream G700 recebe certificação nos EUA

A Gulfstream recebeu da FAA certificação de tipo do G700 e prevê iniciar as entregas nos EUA já nos próximos dias

Por Micael Rocha Publicado em 29/03/2024, às 13h23

G700 foi certifcado com ganhos em desempenho de pista, de velocidade e alcance - Divulgação

A Gulfstream anunciou hoje (29), que obteve a certificação do G700, seu novo novo jato de negócios de alcance ultralongo. O certificado de tipo foi emitido pela agência norte-americana de aviação (FAA, na sigla em inglês), o que permitirá o início das primeiras entregas já nos próximos dias.

O G700 também confirmou duas novas características de desempenho, incluindo a distância de decolagem de 1.827 metros e a distância de pouso, de 960 m (valores em condições padrão ISA ao nível do mar), números relativamente menores do inicialmente previsto pela Gulfstream e que mostram a boa capacidade do avião.

Em 2023, a Gulfstream já havia anunciado melhorias de desempenho, sendo o grande destaque o aumento de alcance para 7.750 milhas náuticas (14.353 quilômetros) a Mach 0,85 ou 6.650 nm (ou 12.316 km) voando a Mach 0,90.

Essas melhorias representaram um ganho de 250 nm (463 km) em ambas as velocidades em relação às inicialmente projetadas. Já a velocidade operacional máxima do G700 passou de Mach 0,925 para Mach 0,935, tornando-o o jato mais rápido da frota da Gulfstream e um dos mais velozes do mundo, ao lado do Cessna Citation X+.

Signed. Sealed. Certified. The #G700 has officially received type certification from @FAAnews, entering service as the farthest, fastest-flying aircraft in #Gulfstream history.

Learn more: https://t.co/xIKbpj31kL pic.twitter.com/ZFjlIgNs1y

— Gulfstream Aerospace (@GulfstreamAero) March 29, 2024

O G700 é o primeiro avião de negócios da Gulfstream a ingressar na campanha de voos de certificação já sob as novas normas de regulamentação do FAA, após os problemas relacionados ao 737 MAX. As autoridades dos Estados Unidos e da Europa realizaram uma série de mudanças no regulamento, tornando o processo ainda mais exigente e extenso.

“Concluímos com sucesso o programa de certificação mais rigoroso da história da empresa com o G700. Gostaria de agradecer à nossa equipe mundial de profissionais de testes de voo, certificação e engenharia, juntamente com muitos outros na Gulfstream que contribuíram para esta conquista”, disse Mark Burns, CEO da Gulfstream.

O G700 foi lançado em outubro de 2019, durante a NBAA-BACE, como uma resposta ao Global 7500, da Bombardier, que inovou com uma cabine de quatro zonas e melhor aproveitamento do espaço interno.

A nova cabine do G700 permite até cinco áreas de estar, contando uma nova galley de grande capacidade, um lounge para passageiros que pode ser substituído por uma zona de descanso da tripulação, uma sala de jantar e conferência de seis lugares, seguido de uma ampla uma suíte master com chuveiro.

Cessna FAA Gulfstream Citation Bombardier Global 7500 G700 NBAA nbaa-bace Federal Aviation Administration Citation X+

Leia também

Novo avião de negócios pode voar próximo da velocidade do som
G700 realiza voo inaugural quatro meses após seu lançamento