Áustria gasta muito com operação dos Eurofighter e baixo custo do Gripen pesa a favor
Por André Magalhães Publicado em 19/04/2022, às 09h10
O cenário da aviação de caça da Áustria é um tanto conturbado, o país adquiriu 15 unidades do Eurofighter Typhoon, da primeira versão Tranche 1. A questão é que a operação das aeronaves está saindo muito caro, é estimado um custo de € 65.000 por hora de voo do Eurofighter, revelaram alguns sites europeus.
Além disso, a aquisição de peças de reposição ou mesmo uma atualização das aeronaves irá sair muito caro, vale lembrar que a geração dos Typhoons austríacos é a primeira e isso que encarece uma modernização, algo em torno de 200 milhões de euros.
Neste aspecto a Saab pode entrar com os Gripen C/D. A empresa sueca tem investido no pequeno país europeu, tanto que fundou a subsidiária Saab Aeronautics Austria GmbH no país.
O baixo custo do Gripen em relação ao Eurofighter é um ponto positivo. Os caças suecos poderiam custar para a Áustria 900 milhões de euros – sendo que o custo por hora de voo seria de aproximadamente 23.000 euros.
Vale considerar que os Gripen em jogo são os da versão atual (C/D) e não os de nova geração (NG/ E) – adquiridos pelo Brasil e Suécia. Os aviões em jogo são utilizados pela Suécia, Hungria, República Tcheca, Tailândia e África do Sul.
Até o momento, não houve uma decisão final do governo da Áustria a respeito de uma solução da questão de sua força aérea.