Grande aeroporto holandês vai ter que receber menos passageiros

Aeroporto de Amsterdã vai receber menos passageiros por falta de mão de obra

Por Marcel Cardoso Publicado em 17/06/2022, às 08h35

Alta temporada de verão na Europa virou sinônimo de transtorno para passageiros - Divulgação

O maior aeroporto da Holanda deverá restringir o número de passageiros durante o verão no hemisfério Norte. Em meio a escassez de mão de obra, o aeroporto internacional de Schiphol (AMS), em Amsterdã, vai limitar em 70.000 o número de passageiros diários no período de maior movimento de viagens na Europa.

O número equivale a uma redução de 16% do total de assentos ofertados no período. A mudança vai afetar diretamente a holandesa KLM, que tem o seu principal centro de operações (hub) no terminal. A companhia terá que cancelar centenas de voos nos próximos dias.

Em comunicado, o CEO de Schiphol, Dick Benschop, disse que “definir um limite agora significa que a grande maioria dos viajantes poderá viajar de maneira segura e responsável”. Em resposta, a KLM disse que as pessoas que usam o aeroporto não podem pagar pelos problemas de capacidade. A empresa já havia sido obrigada a cancelar a venda de passagens no final de maio.

O aeroporto de Amsterdã enfrenta uma retomada rápida da demanda de viagens por parte de passageiros de todo o mundo, enquanto não consegue recontratar funcionários dispensados no auge da crise sanitária.

O problema não está restrito à Holanda. Outros grandes aeroportos europeus estão enfrentando escassez de profissionais para atender a enorme demanda para viagens, nesta época do ano. Como AERO Magazine já informou, mais de mil voos foram cancelados no velho continente, desde o fim de maio, por este motivo.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), no início do mês, emitiu nota demonstrando preocupação com o aumento dos cancelamentos e defendeu contratações mais céleres no setor.

aeronave notícias de aviação avião aviação Aeroporto KLM passageiros Europa Holanda Amsterdã

Leia também

Europa já cancelou mais de mil voos por falta de trabalhadores
Aeroporto de Londres é o mais movimentado da Europa