Atualmente empresa conta com três aviões já em serviço
Por Gabriel Benevides Publicado em 11/12/2020, às 17h00 - Atualizado às 18h04
A Gol já tem três 737 MAX em serviço e espera contar com a frota completa até o final do ano
Após se tornar a primeira companhia aérea no mundo a retornar voos comerciais com 737 MAX, a Gol passou a utilizar o avião em diversas rotas atendendo a diversas capitais do Brasil.
Até o momento a Gol está voando com apenas três aeronaves do modelo (PR-XMA, PR-XMB e PR-XMC) que foram imediatamente recolocados em serviço logo após a recertificação. O trio foi declarado operacional após concluírem uma extensa bateria de voos de testes, que validaram as atualizações feitas em conjunto pela FAA e Boeing, que foram aprovadas pela Anac.
O primeiro voo comercial da nova fase do uso do 737 MAX ocorreu entre Guarulhos e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O avião agora deverá assumir, nesta primeira fase, rotas para os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, Porto Alegre, Florianópolis, Confins, Brasília, Curitiba e Galeão.
Após um rigoroso treinamento e um trabalho de preservação complexo, a Gol se tornou a primeira empresa aérea no mundo apta a recolocar os 737 MAX em serviço de forma imediata. O retorno do avião surpreendeu alguns especialistas que apostavam que o processo de restabelecimento das condições operacionais atrasaria a entrada em serviço para o início de janeiro. Porém, a Gol manteve um processo de preservação de estocagem prevendo um retorno imediato, o que exigia uma complexa agenda de revisão e serviços, onde as equipes de manutenção realizavam checagens completas nos sistemas do 737 MAX a cada 15 dias.
Todavia, o maior desafio para retomada dos voos globais com o 737 MAX é a disponibilidade de simuladores no mundo, visto que a procura pelo equipamento se encontra em alta no atual momento e existem alguns poucos já certificados para o novo treinamento. Para superar esta situação previsível, a Gol antecipou o processo de adestramento com os seus pilotos em Miami, nos Estados Unidos, onde fica localizado um dos Centros da Boeing, garantindo a qualificação para 140 pilotos até o momento.