Primeiro voo do Hurjet está previsto para acontecer em 2023
Por André Magalhães Publicado em 14/01/2022, às 18h25 - Atualizado em 16/01/2022, às 23h07
Jato turco vai treinar pilotos para voarem nas aeronaves mais modernas existentes no mercado | Foto: TAI
O Comitê Executivo da Indústria de Defesa da Turquia decidiu prosseguir com a produção do caça de ataque leve Hurjet.
O futuro avião deverá ser apresentado em 2023, além deste anúncio também foi acertado que outros projetos do setor de defesa terrestre naval e aéreo, como por exemplo, foguetes, também entram no pacote de desenvolvimento.
A empresa responsável pela produção do Hurjet será a Turkish Aerospace Industries, mesma fabricante dos helicópteros de ataque T-129, recém entregues para a Filipinas.
França conclui primeiro teste em motor de futuro avançado caça europeu
O projeto do jato foi lançado em 2017. E para 2023 está previsto acontecer o voo inaugural do jato que deverá substituir a atual frota de treinadores T-38 Talon e dos CF-5 da força aérea turca.
A aeronave será capaz de atingir velocidades de Mach 1.4, suportar forças de +8 /-3 Gs, além de ter uma capacidade de carga de 2.721kg e terá uma autonomia de 2.225km.
Em 18 de novembro de 2021, foi anunciado que a empresa brasileira Akaer estará envolvida na produção do Hurnet, a empresa fará parte do projeto estrutural, do cálculo estrutural e das instalações das partes traseira e central da fuselagem.
"O maior desafio neste projeto foi revisar a concepção e ter toda a documentação do primeiro protótipo liberada em um prazo extremamente desafiador. Atender a este desafio só foi possível em função da larga bagagem acumulada no desenvolvimento de produtos aeronáuticos complexos para os setores de defesa", disse Fernado Ferraz, VP de Operações (COO), em nota da Akaer.
Para esse trabalho, técnicos e engenheiros brasileiros estão trabalhando de forma integrada, no Brasil e na Turquia.