Frota global do PC-12 atinge 10 milhões de horas voadas

Histórica marca de 10.000 milhões foi atingida pela frota global do PC-12 após quase 30 anos de serviço

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 08/05/2023, às 09h00

Avião recordista da família PC-12 tem mais de 35.000 horas voadas - Pilatus

A frota global do Pilatus PC-12 ultrapassou a marca de 10 milhões de horas de voo, atingindo um número recorde na categoria. Ao longo de quase 30 anos a Pilatus entregou quase 2.000 aviões da família PC-12, com aproximadamente 1.900 aviões em serviço ao redor do mundo, que operam desde serviços de táxi aéreo, voos privados e corporativos, aeromédico, missões militares e especiais.

O PC-12 mais voado da frota está baseado no Canadá, acumulando mais de 35.000 horas de voo, enquanto outros 71 aviões ao redor do mundo registram mais de 20.000 horas. Um dos dados curiosos é que a frota mundial de PC-12 atingiu a marca de mais de 9,3 milhões de pousos, sendo que quatro aeronaves somaram mais de 50.000 pousos.

Ao longo de três décadas o projeto do PC-12 foi amplamente revisado, com o modelo mais recente, o PC-12 NGX tendo sido lançado em outubro de 2019, na NBAA-BACE, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O PC-12 conta com uma ampla cabine que pode ser configurada em versão executiva e cargueira

 

“Quando o PC-12 foi lançado, esse marco parecia estar anos-luz no futuro”, disse Ignaz Gretener, vice-presidente da divisão de Aviação Executiva da Pilatus. “Você deve dar crédito aos engenheiros que projetaram esta fuselagem incrivelmente robusta, à equipe de produção que cria qualidade excepcional em cada unidade, à equipe de vendas que encontrou tantos mercados ansiosos para adotar esta aeronave versátil e à equipe de suporte tão dedicada a mantê-los no ar”.

Cockpit do PC-12 NGX recebeu suíte de aviônica aprimorada, autothrottle e telas sensíveis ao toque

 

Um dos diferenciais do PC-12 é sua capacidade de operar em pistas curtas e não preparadas, aliado a grande capacidade de transporte, incluindo uma ampla porta de cargas traseira, e aos baixos custos operacionais. Além disso, mesmo sendo um monoturboélice o PC-12 oferece desempenho similar aos bimotores turboélices e em alguns casos permite tempos de voo, em especial em etapas curtas, próximo dos jatos, com diferenças inferiores aos dez minutos.

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