Próximos lotes deverão ser entregues nos dois anos seguintes
Por André Magalhães Publicado em 14/12/2021, às 15h35
Exportação do Rafale chegou ao Oriente Médio e a Ásia | Foto: Divulgação
A Grécia irá receber em janeiro as primeiras seis unidades do Dassault Rafale. De acordo com o site grego Ekathimerini, os caças serão destiandos a 114ª Ala de Combate, na base aérea de Tanagra, a leste da capital Atenas.
A entrega imediata seria de grande importância para equipar a força aérea Helênica (grega). Em janeiro desde ano foi assinado um acordo com a França para a compra de 18 caças Rafale.
Contudo, em setembro um pedido adicional de seis unidades foi feito elevando para 24 caças Rafale. O primeiro caça da 4º geração plus foi entregue aos pilotos gregos em julho deste ano. Os 12 aviões restantes deverão ser entregues nos dois anos seguintes.
Apesar de ter tido poucas vendas no passado, o Dassault Rafale tem tido muitas saídas ultimamente, países como Catar, Índia, Egito, Croácia e Emirados Árabes Unidos, além da própria França, já fecharam acordo, sendo que, alguns já estão recebendo as aeronaves.
Além dos Rafale, a força aérea Helênica opera ainda 150 F-16, 30 F-4 Phantom e 40 unidades do também francês Mirage 2000.