Força aérea sueca escolhe avião de treinamento alemão

Acordo para sete Grob G 120TP prevê a substituição dos jatos de instrução Saab SK 60

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 06/05/2021, às 16h30 - Atualizado às 17h15

Suécia vai utilizar novos monoturbo-hélices da alemã Grob Aircraft na instrução básica

A força aérea sueca deverá receber sete aeronaves de treinamento primário G 120TP, da alemã Grob Aircraft. O negócio foi formalizado pela agência de compra de defesa da Suécia (Försvarets materielverk) e contempla ainda simuladores, recursos de treinamento baseados em computador equipamentos de segurança de voo e manutenção pesada e de linha.

Os novos G 120TP, que serão designados como SK 40, vão substituir os veteranos jatos de treinamento Saab SK 60, em serviço desde 1967. Os turbo-hélices estão entre os mais avançados treinadores da atualidade, sendo construídos em material composto e equipados com o motor Rolls-Royce M250-B17F de 456 shp. Porém, o motor poderá ter a potência limitada aos 312 shp para atender aos requisitos de treinamento inicial da força aérea sueca.

O G 120TP conta com a suíte de aviônicos Cobham/Chelton Flight Systems IDU-680, com quatro displays coloridos, que permitem uma adaptação para o conceito de painel digital desde os primeiros voos do cadete. O avião tem velocidade máxima de 235 nós (435 km/h) e estol de apenas 57 nós (105 km/h), sendo certificado para manobras entre +6g e -4g, permitindo treinamento acrobático.

A expectativa é que os primeiros aviões sejam entregues para a força aérea sueca em maio de 2022, com o início dos voos de treinamento de cadetes começando em meados de 2024. Após o recebimento do primeiro G 120TP a força aérea deverá realizar um complexo programa de adaptação da aeronave aos requisitos de instrução aérea, assim como testes de validação de capacidade operacional.

aeronave notícias de aviação avião aviação Suécia Força Aérea SK 40 G 120TP Saab SK 60 Grob Aicraft