Plataforma Oron é baseada no Gulfstream G550 e adiciona sensores mais poderosos e avançados
Por Gabriel Benevides Publicado em 05/04/2021, às 14h00 - Atualizado às 15h34
Gulfstream G550 recebeu uma série de modificações e instalação de sensores e radares em sua estrutura vásica
A força aérea de Israel (IAF, na sigla em inglês) ampliou a sua frota de aeronaves de vigilância, inteligência e reconhecimento (ISR) com o recebimento do terceiro Gulfstream G550, batizado de Oron, destinado as missões de coleta de inteligência eletrônica.
O jato será operado pelo 112° Esquadrão de inteligência, vigilância e reconhecimento “Nachshon” e será empregado especialmente em operações no Oriente Médio, especialmente em zonas sensíveis aos interesses de Israel, como o Irã e Síria.
Ainda que seja similar aos outros dois G550 em serviço, o novo avião conta com novos sistemas mais avançados e que ampliam a capacidade geral de emprego. O Oron possui a capacidade de realizar múltiplas missões com as divisões de caça da IAF e aeronaves de vigilância, conduzindo missões exclusivas de inteligência, podendo realizar imagens aéreas, controle e alerta aéreo. Além disso, ainda oferece capacidade de coleta de inteligência marítima.
“A maioria dessas capacidades já existe em nosso esquadrão e na unidade 'Maof Rahav', porém, com a nova aeronave, conseguimos condensá-las todas em uma única plataforma de voo”, explicou Maj. I, Subcomandante do 122º Esquadrão*.
Por ser uma aeronave com recursos de última geração para vigilância, em comparação às outras duas unidades, o Oron pode permanecer no ar por mais tempo, voar mais longe e manter uma tripulação maior a bordo, permitindo transportar equipes de inteligência para análise de dados em tempo real. Uma das vantagens do arranjo adotado é permitir que a tripulação de voo e de operação dos sistemas seja independente da inteligência, ampliando a eficiência da operação.
Note a ampla mudança estrutural exigida na adaptação do G550 em um avião de inteligência
“A aeronave [Oron] combina as capacidades dos aviões de reconhecimento Eitam e Shavit, com um radar ar-superífice avançado. O avião não é apenas significativo para o esquadrão e a IAF, mas é um recurso importante para toda a Força de Defesa de Israel [IDF, na sigla em inglês], conduzindo missões ISR para a marinha, usando sistemas exclusivos”, comentou o Maj. I.
Para a escolha de uma nova aeronave de reconhecimento e vigilância, a IAF contou com o apoio da Gulfstream, tradicional parceiro da indústria aeronáutica de Israel, que trabalhou em conjunto com os militares desde a produção da célula básica do avião até a integração dos sistemas básicos e condução dos voos de teste.
Após a cerimônia de entrega, o Oron receberá o restante dos sistemas de missão, considerados estratégicos para terem sido adicionados no avião enquanto estava nos Estados Unidos. O processo deverá demandar quase dois anos de trabalho, entre instalação e validação dos recursos.
Ainda durante a fase de montagem final dos sistemas, uma equipe de pilotos da IAF realizará missões em voo para definir como a nova aeronave afetará a estrutura organizacional do esquadrão, e garantir a familiarização das equipes com a nova plataforma.
Mesmo sendo derivado do G550, que foi por vários anos o principal avião de negócios da Gulfstream, as mudanças estruturais e de recursos exigem uma qualificação especial para seus pilotos.
A aeronave adiciona outra camada às atuais capacidades operacionais e estratégicas da IAF, que permite a contínua superioridade aérea no Oriente Médio e a capacidade de defender os céus de Israel e garantir sua segurança”, comentou Amikam Norkin, major-general e comandante da IAF.