Surto da doença forçou o cancelamento do principal evento aeronáutico da América do Sul
Por Gabriel Benevides Publicado em 16/03/2020, às 21h00 - Atualizado em 25/03/2020, às 16h55
A pademia do COVID-19 obrigou a organização da Fidae, o maior evento aeronáutico da América do Sul, reagendar a edição de 2020. A previsão inicial era que o salão ocorresse entre os dias 31 de março e 5 de abril, em Santiago, no Chile.
“Vamos suspender diversos eventos pelo país, hoje o Lollapalooza foi suspenso, vamos suspender também a Fidae”, disse o presidente do evento, que contaria na edição deste ano com 525 delegações de 59 países.
O evento que ocorre a cada dois anos no Chile é uma feira de grande importância comercial, sendo um dos eventos mais importantes na América Latina. A Fidae não tem nova data, dependendo ainda de uma reorganização do calendário e das agendas dos principais expositores.
A Feira Internacional do Ar e Espaço também emitiu uma nota oficial para anunciar o adiamento do evento:
Caros amigos e expositores
Como informação preliminar, a Feira Internacional do Ar e Espaço informa que Sua Excelência o Presidente da República, Sebastián Piñera Echenique, decidiu suspender a 21ª edição do FIDAE, devido à difusão mundial do COVID-19, que acaba de ser classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, o que impossibilita a realização da mostra mundial aeroespacial, de defesa e segurança nas datas programadas.
Com relação ao exposto, e para suas informações, aguardamos a carta oficial da suspensão do governo do Chile, mencionada acima, que será enviada em tempo hábil.
Por fim, e por causa desse cenário infeliz, a FIDAE agradece o seu apoio e confiança de centenas de empresas, expositores, delegações nacionais e estrangeiras que confirmaram sua participação no FIDAE 2020.
Atenciosamente,
FIDAE