Helicóptero da FAB transportou equipe médica e militares, enquanto a Marinha evacuou os indígenas
Redação Publicado em 06/07/2023, às 13h52
Helicópteros da Força Aérea Brasileira e da Marinha realizaram operações de evacuação aeromédica de indígenas na região isolada de Parima, dentro de território Yanomami.
A ação operação ocorrer no início da semana, com o acionamento feito pelo Comando Conjunto da Operação Ágata Fronteira Norte e coodernado entre as forças armadas e órgãos de segurança pública.
Na noite de segunda-feira (3), a FAB deslocou um H-36 Caracal (H225M) com uma equipe de saúde, composta por um médico e enfermeiros e militares do Grupamento de Comandos Anfíbios da Marinha do Brasil, bem como agentes da Polícia Federal.
A missão noturna sobre a selva amazônica exigiu o uso do óculos de visão noturna (NVG, na sigla em inglês), mas, devido as condições climáticas adversas, os pilotos optaram por pousar no aeroporto de Surucucu, onde passaram parte da noite.
No começo da manhã de terça-feira, um helicóptero UH-15 (H225M) da Marinha foi acionado para o apoio à missão, sendo o responsável pela evacuação aeromédica dos indígenas. Após a remoção o grupo foi levado até a base aérea de Boa Vista, em Roraima, e posteriormente transferidos para o hospital geral da cidade.