Operação "Raízes do Cedro" da Força Aérea Brasileira também leva donativos essenciais ao Líbano
Por Micael Rocha Publicado em 05/11/2024, às 05h30
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que alcançou a marca de 2.072 brasileiros e 24 animais de estimação repatriados na Operação "Raízes do Cedro" em apenas um mês. No décimo voo da missão, concluído em 5 de novembro, foram transportadas também 27,3 toneladas de doações ao Líbano, com apoio dos Ministérios da Saúde e da Defesa.
De acordo com a força, só no último voo, 213 brasileiros e quatro animais de estimação foram resgatados, junto com insumos médicos, como ampolas de filgrastim e anfotericina B lipossomal, além de cestas básicas.
Tais itens foram doados pela Embaixada e Consulado-Geral do Líbano, em parceria com a Associação Unidos pelo Líbano (o UpL), reforçando o suporte humanitário aos libaneses em situação de crise.
Os militares informaram também que desde o início da operação, foram enviadas mais de 110 toneladas de suprimentos de saúde e alimentos ao Líbano, com abastecimento preservado no Brasil. A ação atende a uma solicitação da Embaixada do Líbano e busca fornecer auxílio sem comprometer os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com uma expectativa inicial de repatriar ao menos 500 brasileiros por semana, a Força Aérea tem utilizado aviões KC-30 e KC-390 Millennium para realizar as missões. As aeronaves são operadas pelo Esquadrão Corsário, da Base Aérea do Galeão, e pelo Esquadrão Zeus, da Base Aérea de Anápolis, garantindo que haja continuidade das operações sob o comando do Comae.