Caças F-5EM estão sendo utilizados nos ensaios; próximo passo é usar o Gripen F-39 nos testes
Por André Magalhães Publicado em 17/03/2022, às 09h35
A Força Aérea Brasileira (FAB) fez uma demonstração operacional (com caças F-5EM) da campanha de ensaios em voo do sistema Link- BR2 – projeto que visa melhorar as capacidades de comunicação das aeronaves da força aérea.
O evento aconteceu na base aérea de Canoas, Rio Grande do Sul, e contou com a presença do comandante da aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior e demais autoridades civis e militares.
Na demonstração, foram utilizados três caças F-5EM do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV), Esquadrão Pampa. As aeronaves estavam com o sistema Link BR2 embarcados.
Os convidados puderam acompanhar o ensaio em tempo real a comunicação entre os aviões e as estações de controle da FAB.
“Não há dúvidas de que a FAB em breve vai dispor de uma rede própria de enlace tático que vai permitir às aeronaves fazerem, em tempo real, comunicação segura de dados e de voz umas com as outras”, relatou Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate.
O Programa Link-Br2 tem o propósito de fornecer recursos datalink nacional seguros que irão compartilhar informações de radares, mensagens, imagens e outros recursos com demais aeronaves e equipes de solo. Atualmente, os testes são feitos nos F-5EM, mas a próxima fase de integração será nos novos Gripen F-39E/F.
A empresa brasileira AEL Sistemas – que desenvolveu a tecnologica tela WAD do Gripen F-39 – também está inserida no desenvolvimento do Link BR2, que atualmente está em avançada fase de ensaios.
“O Link-BR2 trará uma mudança no conceito operacional da FAB, é um grande multiplicador de força para as suas plataformas. É um sistema que utiliza o conceito de 'internet das coisas', uma revolução tecnológica que vai habilitar a Força Aérea a fazer conexões em rede”, disse Gal Lazar, presidente da AEL Sistemas.