FAB comemora 30 anos da operação do T-27 Tucano

O T-27 Tucano da FAB recebeu um esquema especial de pintura em alusão à data

Redação Publicado em 07/12/2013, às 12h03 - Atualizado em 11/11/2014, às 11h34

A Força Aérea Brasileira revelou, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, uma aeronave T-27 Tucano com pintura comemorativa aos 30 anos de operação do modelo. A pintura foi inspirada na ave tucano, remetendo ao nome da aeronave.

O T-27 Tucano é um monomotor turbo-hélice de asa baixa, equipado com o motor Pratt & Whitney Canada PT6A-25C, com 750 shp, hélice tripá e trem de pouso retrátil. Essa aeronave foi pioneira por ser o primeiro treinador básico turbo-hélice a adotar assentos ejetáveis configurados em tandem, ou seja, um atrás do outro.

Entre as inovações do projeto destacam-se o cockpit, que possui instrumentos dispostos de forma semelhante aos caças da época, e a integração dos comandos de potência do motor, abertura e fechamento de combustível e funcionamento da hélice em uma única manete. Essa configuração visava facilitar a operação e aproximar a experiência de pilotagem à dos caças modernos.

As primeiras unidades de produção foram entregues em 29 de setembro de 1983. Desde então, mais de 630 aeronaves T-27 Tucano foram fabricadas, sendo exportadas para 14 países.

FAB Aviação Militar Força Aérea Brasileira T-27 Tucano Aeronave Militar pintura comemorativa treinador turbo-hélice AFA Pirassununga

Leia também

Embraer vende mais quatro A-29 Super Tucano para outro cliente não revelado
Portugal adquire versão modernizada do Embraer Super Tucano