Caças F-22 Raptor treinaram em conjunto com os FA-50 da Força Aérea das Filipinas onde operaram em conjunto pela primeira vez
Por André Magalhães Publicado em 20/03/2023, às 13h30
Os caças F-22 Raptor operaram pela primeira vez nas Filipinas, onde ficaram baseados entre os dias 13 e 14 de março, em uma missão conjunta entre a força aérea norte-americana e filipina.
Os caças, do 525º Esquadrão de Caça da Força Aérea dos EUA (USAF, na sigla em inglês), sediados no Alasca, voaram para a base aérea Clark, nas Filipinas, e durante o deslocamento receberam apoio logístico de um avião-tanque KC-135 Stratotanker.
Os F-22 treinaram com os jatos leves FA-50 filiinos, realizando diversas operações em conjunto, visando demonstrar a capacidade de cada aeronave.
"Em qualquer operação, sempre há várias funções e responsabilidades para fazer a missão acontecer. Com a capacidade do FA-50 para ataque de precisão e a capacidade do Raptor de estabelecer domínio aéreo, fizemos uma combinação letal para apoiar uns aos outros em vários conjuntos de missões", explicou Joe Baumann capitão e piloto do F-22 Raptor.
A operação conjunta entre ambos os países foi divivido em duas partes. Na primeira os F-22 voaram para reconhecer perfil do terreno, bem como as diferentes bases aéreas filipinas. Já na segunda, houve a realização de manobras de combate aéreo com os F-22, onde os pilotos dos FA-50 observaram as táticas norte-americanas e serviram de escolta durante o reabastecimentos dos aviões da USAF.