Explosões em bases russas teriam danificado bombardeiros

Explosões teriam danificados dois bombardeiros, suposto ataque da Ucrânia é cogitado

Por André Magalhães Publicado em 05/12/2022, às 09h00

Ambas as bases operam importantes bombardeiros russos, como o Tu-95 - Divulgação

Explosões em duas bases russas teriam danificado ao menos bombardeiros estratégicos Tu-95MS, além de ferir dois militares.

A base aérea de Engels, na cidade Saratov, cerca de 600 km da Ucrânia, registrou uma grande explosão nesta madrugada. Contudo, o prefeito da cidade informou que não houve danos as estruturas da cidade e nem baixas civis. As autoridades militares estão investigando as causas da explosão, mas não negou, nem confirmou, o suposto ataque.

BREAKING:

Major explosions at the Engels Air Base in Saratov, Russia.

It’s the same air base from which a major Russian air attack is expect to be launched against Ukraine.

Initial reports say Ukraine attacked it with drones and damaged 2 Tu-95 bombers pic.twitter.com/nvp3BsVu6W

— Visegrád 24 (@visegrad24) December 5, 2022

Entretanto, canais russos no Telegram, afirmam que um drone desconhecido caiu na pista da base de Saratov, danificando duas aeronaves. Imagens que circulam a internet mostram um Tu-22M3 e um caminhão danificados como observa-se na imagem.

A base aérea de Ryazan, localizada a sudeste de Moscou, também reportou explosões, mas dá mesma forma que em Engels, não está claro o motivo e nem a motivação do suposto ataque.

Ambas bases operam os bombardeiros estratégicos Tu-22M3, Tu-95 e Tu-160 da Força Aeroespacial da Rússia.

A Ucrânia tem usado mísseis de cruzeiro e drones, fornecidos pela OTAN, em ataques contra forças russas, mas até o momento não foi reportado nenhuma ação contra instalações militares dentro do território da Rússia.

O sistema Himars pode lançar artefatos a grandes distânia e diversos drones são utilizados como kamikaze contra alvos selecionados.

A guerra na Ucrânia tem sido marcada por uma série de informações e notícias desencontradas, com ambos os lados do conflito evitando confirmar baixas ou ainda exagerando nos dados causados as forças inimigas ou suas próprias instalações.

Rússia Otan Bombardeiros Ucrânia Tu-160 Tu-95 Tu-22M Drones Bases Força Aeroespacial da Rússia

Leia também

EUA podem vender modernos drones de combate à Ucrânia
Moderno drone da Otan realiza operação perto da Ucrânia