Red Flag é o maior exercício aéreo dos Estados Unidos e acontece anualmente, em quatro fases
Por André Magalhães Publicado em 15/03/2022, às 19h15
Os céus da cidade de Las Vegas, em Nevada, estão movimentados com a presença de vários caças que fazem diversos treinamentos em conjunto. A base aérea de Nellis, ao redor da famosa cidade dos cassinos, está sediando a segunda edição do exercício aéreo Red Flag 22-02.
Nesta edição, além da presença de aeronaves dos Estados Unidos, caças da real força aérea da Arábia Saudita e da força aérea da República de Cingapura também estão presentes.
Os anfitriões estão utilizando caças: F-15E Strike Eagle, F-16C Fightnig Falcon, A-10C Thynderbolt II e os EA-18G Growler (da Marinha dos EUA). Ainda participam os bombardeiros B-1B Lancer e os aviões de alerta aéreo antecipado E-3 Sentry e E-8.
Os convidados estão presentes com caças de alta performance como: os F-15SA árabes e os F-16 Fighting Falcon de Cingapura.
O exercício é composto de quatro fases, que ocorrem ao longo de todo o ano. A primeira edição aconteceu entre janeiro e fevereiro, também na base de Nellis.
Na edição de estreia, também houve a presença de aeronaves estrangeiras, no caso caças Eurofighter Typhoon do Reino Unido e aviões de apoio e de alerta aéreo antecipado E-7A Wedgetail da Austrália.
A segunda edição acontece em meio ao conflito armado entre a Ucrânia e Rússia e a parceria entre aliados mostra uma cooperação estratégicas de ambos os lados. Além de ser um recado aos russos, também serve para países como China e Irã.