Exercício aéreo nos Estados Unidos reúne aliados em meio à tensão na Europa

Red Flag é o maior exercício aéreo dos Estados Unidos e acontece anualmente, em quatro fases

Por André Magalhães Publicado em 15/03/2022, às 19h15

Versão do F-15 utilizada pelos árabes é uma das mais avançadas do caça norte-americano - USAF

Os céus da cidade de Las Vegas, em Nevada, estão movimentados com a presença de vários caças que fazem diversos treinamentos em conjunto. A base aérea de Nellis, ao redor da famosa cidade dos cassinos, está sediando a segunda edição do exercício aéreo Red Flag 22-02.

Nesta edição, além da presença de aeronaves dos Estados Unidos, caças da real força aérea da Arábia Saudita e da força aérea da República de Cingapura também estão presentes.

Os anfitriões estão utilizando caças: F-15E Strike Eagle, F-16C Fightnig Falcon, A-10C Thynderbolt II e os EA-18G Growler (da Marinha dos EUA). Ainda participam os bombardeiros B-1B Lancer e os aviões de alerta aéreo antecipado E-3 Sentry e E-8.

Os convidados estão presentes com caças de alta performance como: os F-15SA árabes e os F-16 Fighting Falcon de Cingapura.

O exercício é composto de quatro fases, que ocorrem ao longo de todo o ano. A primeira edição aconteceu entre janeiro e fevereiro, também na base de Nellis.

Na edição de estreia, também houve a presença de aeronaves estrangeiras, no caso caças Eurofighter Typhoon do Reino Unido e aviões de apoio e de alerta aéreo antecipado E-7A Wedgetail da Austrália.

A segunda edição acontece em meio ao conflito armado entre a Ucrânia e Rússia e a parceria entre aliados mostra uma cooperação estratégicas de ambos os lados. Além de ser um recado aos russos, também serve para países como China e Irã.

aeronave notícias de aviação avião aviação EUA Caças Cingapura Árabia Saudita Red Flag

Leia também

Grande exercício aéreo da Otan movimenta céus da Europa Ocidental
Exercício militar movimenta céus da cidade de Las Vegas