Executivo deverá participar do processo de produção do futuro jato comercial Overture, que será capaz de superar a barreira do som
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 22/02/2021, às 07h36 - Atualizado às 08h49
Overture deverá iniciar seus voos regulares em 2029, voando duas vezes mais rápido que os aviões comerciais atuais
A Boom Supersonic contratou o ex-CEO da Boeing, Phil Condit, para construir seu conselho de líderes e fornecer conselhos estratégicos para a empresa a partir de uma variedade de perspectivas.
A companhia também trouxe para seu quadro de conselheiros Tim Brown, presidente executivo da celebrada empresa de design IDEO. A Boom Supersonic trabalha no desenvolvimento do primeiro avião comercial supersônico de nova geração, que deverá estar em serviço até o final da década.
“Desde a nossa fundação, nossos consultores têm sido contribuintes ativos e cruciais para a construção do futuro supersônico, estou honrado receber Phil Condit e Tim Brown neste grupo”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom. “Ambos trazem perspectivas inestimáveis – Phil como um líder veterano na aviação comercial e Tim como um inovador amplamente respeitado em design centrado no ser humano”.
Em outubro a Boom realizou a apresentação do seu demonstrador de tecnologia XB-1, que deverá iniciar seus voos experimentais ainda este ano. O modelo será utilizado na validação de uma série de conceitos aerodinâmicos que permitam reduzir o estrondo sônico.
A companha espera aproveitar o amplo conhecimento de Condit no setor aeroespacial. O executivo liderou a aquisição da McDonnell Douglas pela Boeing, em 1997, sendo ainda o responsável direto pelo programa de desenvolvimento do 777, o primeiro projeto da Boeing integrado, as equipes de engenharia estavam diretamente conectadas com clientes, fornecedores e funcionários gerais. Além disso, trabalhou diretamente nos programa de desenvolvimento do 747 e 757.
“Fui atraído para Boom pelo significativo progresso que a equipe já fez no desenvolvimento de um avião supersônico sustentável ”, disse Condit. “A equipe de Boom tem a profundidade técnica e know-how para cumprir seu objetivo, estou animado por ter outra oportunidade de ajudar a fazer história da aviação”.
Um dos desafios do projeto é construir um avião viável do ponto de vista econômico e ambiental. O excesso de ruído e consumo de combustível são um dos entraves da aviação supersônica, exigindo uma nova abordagem capaz de neutralizar tais efeitos.
A chegada de Brown visa utilizar seu conhecimento de design voltado para a novação e completa integração com o ser humano, levando em consideração a natureza interdisciplinar do projeto e seu uso final. A perspectiva é que o projetista possa ampliar a experiência de voo para os passageiros e tripulações a bordo do Overture, o futuro avião comercial da Boom.
O Overture será um avião supersônico com capacidade entre 65 a 88 assentos, que deverá realizar seu primeiro voo em 2025, com expectativa de iniciar sua operação regular em meados de 2029. O modelo promete voar ao menos duas vezes mais rápido que os atuais aviões comerciais, podendo operar em mais de 500 rotas transoceânicas no mundo todo.