Medalha Santos Dumont reconhece os serviços prestados à sociedade
Por Micael Rocha Publicado em 21/07/2024, às 09h18
A Força Aérea Brasileira (FAB) entregou, na última sexta-feira (19), na Diretoria de Administração da Aeronáutica, a Dirad, no Rio de Janeiro, a Medalha Mérito Santos Dumont ao ex-jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, conhecido como Zico.
O objetivo da cerimônia foi fortalecer os laços entre as tradições aeronáuticas e o compromisso com os ideais de Alberto Santos Dumont, considerado como o 'Pai da Aviação'. Zico, ídolo do Flamengo, foi reconhecido por sua significativa participação no Programa Forças do Esporte (Profesp) da Dirad. Este programa promove importantes iniciativas sociais e educacionais voltadas para jovens e adolescentes.
Aos 71 anos, Zico acumulou 854 gols em sua carreira, dos quais 525 são reconhecidos pela FIFA, posicionando-o entre os catorze maiores goleadores do mundo. "Fico muito lisonjeado em receber essa homenagem, porque eu acho que toda homenagem é importante para a gente receber em vida. E, lógico, a importância dela mostra que o legado deixado foi bom e valeu a pena todo o esforço e sacrifício pra chegar onde eu cheguei", disse o ex-jogador.
Instituída pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, a Medalha Mérito Santos Dumont é destinada a militares e civis, nacionais e estrangeiros, que se destacaram por suas contribuições à FAB.