Ex-engenheiro da Boeing vai desenvolver motores de avião supersônico

Scott Powell, ex-engenheiro da Boeing, terá a missão de desenvolver o sistema de propulsão do Overture

Por Marcel Cardoso Publicado em 18/08/2023, às 10h09

O anúncio veio meses após fabricantes de motores desconfiarem se há mercado para a aviação supersônica - Boom Supersonic/Divulgação

A Boom Supersonic anunciou, na última terça-feira (15), a contratação de Scott Powell, ex-engenheiro da Boeing, para desenvolver os motores do Overture, seu novo avião supersônico.

Powell passou 38 anos no fabricante norte-americano. Ele participou do projeto do sistema de propulsão do 787 Dreamliner, além de gerenciar equipes da mesma função para o KC-46 Tanker e o Joint Strike Fighter. Seu último trabalho foi como líder da equipe do Produto Integrado de Propulsão (IPT) para o programa de substituição de motor comercial B-52J.

O desenvolvimento do sistema de propulsão Symphony foi anunciado em dezembro de 2022. Segundo o fabricante, o motor sob medida foi projetado para oferecer 25% a mais de tempo de voo e 10% de economia de custos operacionais às companhias aéreas.

Estou inspirado pelo progresso considerável já alcançado com o Symphony e estou ansioso para trabalhar com a equipe no sistema de propulsão que impulsionará o futuro das viagens supersônicas sustentáveis”, disse Scott Powell.

Em outubro de 2022, AERO Magazine informou que o Overture estava enfrentando resistência de fabricantes de motores para que o projeto, que já tem ao menos 30 pedidos feitos pela United Airlines e American Airlines, possa ir adiante. Na ocasião, Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM International, disse, em um evento na Argentina, que não há mercado para este tipo de avião.

Boeing Overture Boom Supersonic avião supersônico engenheiro Scott Powell

Leia também

Virgin desistiu de avião supersônico
Novo avião supersônico enfrenta resistência de fabricantes de motores