EUA testam o emprego de novas bombas em aeronave A-10 Thunderbolt II

A-10 Thunderbolt II é um dos principais aviões de ataque ar-solo dos EUA e do mundo

Por André Magalhães Publicado em 28/03/2022, às 09h45

Aeronave A-10C tem como um de seus concorrentes do russo Su-25 que está em ação na Ucrânia - USAF / John Raven

Um A-10C Thunderbolt II foi fotografado carregando bombas GBU-39 durante um teste perto da Base Aérea de Eglin, no estado da Flórida. O registro foi feito em fevereiro, mas só agora as imagens foram divulgadas.

Não foram passadas muitas informações do teste, mas sabe-se que o experimento foi realizado pelo 40º Esquadrão de Teste de Voo.

A capacitação da aeronave em transportar o armamento faz parte dos planos da força aérea dos Estados Unidos em manter o icônico avião de ataque ar-solo na ativa até o ano de 2030.

O A-10C Thunderbolt utilizava apenas bombas BRU-61/A, uma em cada ponto de fixação. Agora. a aeronave estará apta para carregar até quatro GBU-39 em cada ponto sob as asas e a fuselagem.

US Air Force 40th Flight Test Squadron flies A-10C with Small-Diameter Bombs during a test near Eglin Air Force Base, Florida on Feb. 9. pic.twitter.com/OHmtfU8f4U

— Ryan Chan 陳家翹 (@ryankakiuchan) March 25, 2022

A bomba em questão já é utilizada por outras aeronaves como: F-16, F-22 Raptor, AC-130, JAS-39 Gripen e Panavia Tornado.

Outras aeronaves também irão receber o novo armamento, são elas: o caça furtivo F-35 e os bombardeiros B-1B B-2A e o icônico B-52H.

aeronave notícias de aviação avião aviação EUA Usaf Ataque A-10 Thunderbolt II Bombas

Leia também

Avião que seguia para Moscou retorna após ameaça de bomba
Caça dos EUA lança bomba com capacidade nuclear durante teste