EUA tem primeira mulher comandante de esquadrão de bombardeiros B-52

Tenente-coronel Vanessa Wilcox tem histórico de operações com bombardeiros em regiões do pacífico

Por André Magalhães Publicado em 25/04/2022, às 14h35

Vanessa Wilcox irá comandar importante esquadrão de bombardeiros dos EUA - USAF

A Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) anunciou a primeira mulher comandante de um esquadrão de bombardeiros B-52H Stratofortress. A tenente-coronel, Vanessa Wilcox, assumiu o comando do 96º Esquadrão de Bombardeiros do 2º Grupo de Operações, sediado na base aérea de Barksdale, Louisiana, na última quinta-feira (21).

“Tenho orgulho de servir ao lado dos homens e mulheres da 96ª BS para construir um legado deixado por tantos grandes aviadores”, disse Wilcox.

A militar já teve outros cargos de comando como, por exemplo, vice-comandante do 2º Grupo de Apoio à Missão e diretora de operações do 20º Esquadrão de Bombardeiros.

Em seu currículo Wilconx tem várias missões de implantações de unidades de bombardeiros em regiões do Pacífico, tendo destaque para a região de Guam, na Micronésia, um importante ponto estratégico para os Estados Unidos na região da Ásia-Pacífico.

O envio de bombardeiros para lugares de interesse dos Estados Unidos não é raro. Tanto que, recentemente a Usaf empregou durante dois meses aviões B-52H no Reino Unido, onde cumpriram voos com aeronaves aliadas em áreas estratégicas da Europa.

Outros destacamento no Pacífico se tornaram rotinas, envolvendo inclusive missões conjuntas com os bombardeiros B-1B e B-2.

 

 

aeronave notícias de aviação avião aviação bombardeiro EUA Usaf Mulher B-52

Leia também

Ucrânia vendeu para a Rússia os bombardeiros usados contra ela mesma
Bombardeiros dos EUA treinam com tropas alemãs durante guerra na Europa