Parceria entre a Boom e Northrop Grumman prevê um avião supersônico de grande capacidade de reação rápida para os EUA
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 20/07/2022, às 17h05
Os Estados Unidos poderão contar com um avião supersônico para missões especiais, derivado do futuro modelo comercial Overture, da Boom Supersonic. O objetivo será apoiar missões governamentais e militares que exigem resposta rápida.
A Boom Supersonic assinou um acordo com a Northrop Grumman para viabilizar o conceito, que deverá empregar o avião básico, com soluções destinadas as operações militares.
Segundo o memorando, as aplicações potenciais para o Overture militar incluem vigilância e reconhecimento de reação rápida, comando e controle, missões de mobilidade e logística emergenciais, como evacuação médica e transporte de tropas.
“O tempo é uma vantagem estratégica em cenários de alta consequência, desde operações militares até resposta a desastres”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic.
O Overture foi projetado para ser o primeiro avião comercial supersônico dos Estados Unidos, sendo no momento o único projeto em desenvolvimento avançado no mundo, com previsão de início da produção em 2024, com os primeiros testes de voo ocorrendo dois anos depois e o início das operações regulares em meados de 2029.
A aeronave poderá transportar até 80 passageiros, em classe executiva, com o dobro da velocidade dos aviões comerciais em serviço. A expectativa é que uma variante de missão especial do Overture possa apoiar missões que exigem resposta rápida, com custos operacionais totais menores que de alguns aviões ainda em serviço na força aérea dos Estados Unidos.
“Combinar a experiência de integração de sistemas de defesa aérea da Northrop Grumman com o supersônico Overture faz todo o sentido”, disse Tom Jones, presidente da Northrop Grumman Aeronautics Systems. “Juntos, podemos garantir que as variantes militares do Overture sejam adaptadas para missões em que as capacidades e a velocidade avançadas do sistema são críticas”.
Por ora, o governo dos Estados Unidos, ou a força aérea, não se comprometeram com o projeto, que ainda será definido e oferecido dentro de um conceito multimissão.
“Esta colaboração entre a Boom e a Northrop Grumman desbloqueia a capacidade inigualável de missão de alta velocidade da Overture para os Estados Unidos e seus aliados”, completou Scholl.