Movimento é uma resposta as necessidades da Otan discutidas na cúpula de Madri
Por André Magalhães Publicado em 30/06/2022, às 10h00
Os Estados Unidos anunciaram a movimentação de novos meios militares na Europa, incluindo o envio de mais dois esquadrões de caças F-35, que vão ficar estacionados em bases conjuntas no Reino Unido.
A decisão ocorreu após o final da cúpula da Otan, ocorrida ontem (29), em Madri, na Espanha. Os membros da organização anunciaram novas movimentações de militares e equipamentos da Europa como resposta as tensões da invasão da Urcânia pela Rússia.
Outro ponto em relação aos norte-americanos é a instalar permamente um quarta-general para suas operações militares a partir da Polônia, justamente na região leste da Europa e na fronteira com a Ucrânia. Devemos lembrar que esse tipo de movimento não é feito por Washington desde a Guerra Fria.
No gráfico abaixo é possível ver de maneira mais detalha o efeito de soldados e equipamentos da Otan espalhados por pontos estratégicos do flanco leste da aliança.
In response to #Russia’s invasion of #Ukraine, #NATO has reinforced its defensive presence in the eastern part of the Alliance with more troops, planes & ships.
— Oana Lungescu (@NATOpress) June 29, 2022
Check out the latest overview ⤵️ pic.twitter.com/75LHM1a9n2
No contexto atual há cerca de 100 mil militares dos Estados Unidos na Europa. A Otan anunciou que irá aumentar sua força de reação rápida de 40 mil para 300 mil soldados. A Europa está realizando seu maior investimento em meios militares desde a Segunda Guerra Mundial.