EUA enviam mais drones à Ucrânia em nova ajuda milionária

Drones Phienix Ghost são semelhantes aos Switchblade enviados no último pacote

Por André Magalhães Publicado em 22/04/2022, às 09h45

Na guerra entre a Rússia a Ucrânia os drones estão tendo muito destaque - USAF

Os Estados Unidos anunciaram mais um pacote de U$S 800 milhões (R$ 3,7 bilhões) em armamentos para a Ucrânia. O presidente, Joe Biden, informou sobre o pacote milionário nessa quinta-feira (21).

Este é o segundo envio de 800 milhões de dólares em ajuda bélica à Ucrânia. Nesta nova remessa se destacam: 72 obuses de 155 mm, 144.000 tiros de artilharia, 121 sistemas aéreos não tripulados Phoenix Ghost e veículos para rebocar os obuses.

O drone Phoenix Ghost foi desenvolvido pela força aérea dos Estados Unidos em resposta aos requisitos ucranianos.

"Phoenix Ghost é um sistema aéreo não tripulado tático ... [ele] fornece recursos semelhantes à série Switchblade de sistemas não tripulados - recursos semelhantes", disse o porta-voz do Pentágono John F. Kirby.

Também foi enfatizado por Kirby que os novos drones exigem pouco treinamento por parte dos militares ucranianos. Mas os norte-americanos

No primeiro pacote enviado pelos EUA, estavam na lista blindados, drones, radares de defesa aérea e helicópteros Mi-17.

Militares ucranianos estão aptos a voarem apena sem aeornaves de origem soviética - Exército dos EUA

 

Outros países como Reino Unido, Austrália, Eslováquia e Polônia estão enviado desde o começo do mês armas pesadas para a Ucrânia. Com a saída das tropas russas da região norte, a entrada dos armamentos pelas fronteiras como a Romênia, Polônia e Eslováquia é possível.

A Rússia está concentrando suas forças no leste, mais especificamente no Donbas – localização onde estão as regiões separatistas pró-russos. Desde o começou da guerra, Moscou alegava a proteção dos pró-russos e esta é a segunda fase deste conflito, segundo os russos.

A aliança militar da Otan não quer entrar militarmente na Ucrânia, pois isso significaria um contrato direto com a Rússia, o que iria escalar ainda mais o conflito. Vale considerar que tanto a Rússia quanto alguns países da Otan (em destaque os EUA) possuem um grande arsenal de armas nucleares.

aeronave notícias de aviação avião aviação EUA Rússia Ucrânia guerra Drones

Leia também

Arma laser israelense abateu com sucesso um drone
Rússia pode ter usado drone remendado com garrafa PET e câmera da Canon