Caças F-35A são cogitados para equipar a força aérea alemã em um futuro breve
Por André Magalhães Publicado em 17/02/2022, às 11h00
Os Estados Unidos enviaram para a Alemanha caças furtivos F-35A. As aeronaves partiram da base aérea Hill, no estado de Utah, e prosseguiram para a base de Spangdahlem, no território alemão. A ida dos caças estadunidenses ainda pode ser vista como uma resposta às tensões no leste europeu.
As aeronaves de combate chegaram ao país europeu, nesta quarta-feira (16), após o longo voo intercontinental.
“A implantação de F-35As dos EUA na Base Aérea de Spangdahlem aumenta a postura defensiva da Aliança da Otan e aumenta nossa capacidade de operar em conjunto”, disse o Jeff Harrigian, Comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa.
Os F-35A em questão fazem parte da 388º ala de caça, a primeira unidade operacional dos EUA a utilizar o Lightning II.
Além da presença dos caças na Alemanha, a Força Aérea dos Estados Unidos também enviou caças F-15 Strike Eagle para a Polônia. Vale ressaltar que o F-35A norte-americano pode ser uma opção de escolha da Alemanha que busca modenizar sua força aérea.
Contudo, a presença norte-americana na Europa também acontece no Reino Unido, com os bombardeiros B-52H Stratofortrees.
A ida de todas estas aeronaves militares ocorre em meio a tensão entre a Rússia, Ucrânia e Otan. O temor de uma invasão russa à vizinha Ucrânia ainda não foi descartada pela aliança militar da Otan.
Contudo, Moscou nega tal ação e já divulgou informações e imagens que algumas tropas e equipamentos militares estão retornando às suas respectivas bases após treinamentos próximos à fronteira ucraniana.