F-15EX é a variante mais moderna do já veterano avião de combate norte-americano
Por André Magalhães Publicado em 11/02/2022, às 12h50
O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de 36 caças F-15EX para a Indonésia, tal divulgação acontece algumas horas após o país asiático assinar contrato para compra de 42 unidades do francês Dassault Rafale.
No entanto, a aprovação da venda tem que ser aprovada pelo congresso norte-americano. A Indonésia tinha o interesse na compra da versão mais moderna do F-15, bem como na aquisição do moderno caça delta de quarta geração plus.
Projeto de lei visa proibir o uso de aviões oficiais por familiares de autoridades
Até o momento, o governo indonésio não se pronunciou sobre a aprovação do departamento dos Estados Unidos. Caso a força aérea do país opte pela compra, uma frota mista de caças modernos irá modernizar a força aérea, que conta atualmente com aviões de combate: F-16, SU-30MK2, Hawk 209,T-50I e o brasileiro A-29 Super Tucano (que cumprem importantes missões na região).
Não se sabe quando os recém adquiridos Rafale chegarão ao território indonésio, mas acredita-se que seja nos próximos anos.
O caça francês está tendo sucesso nas vendas internacionais. Países como: Emirados Árabes, Grécia, Índia, Egito, Croácia, Sérvia e agora a Indonésia, estão em processo de assinatura de contrato, recebimento de aeornaves e, em alguns casos, ampliando o número de unidades do delta francês.