Estudantes de engenharia da USP venceram concurso internacional de lançamento de foguetes
Marcel Cardoso Publicado em 19/09/2022, às 08h48
Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) venceram um concurso latino-americano de lançamento de foguetes, no último fim de semana de agosto.
O grupo de alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (Eesc), chamado de Topus, venceu a Latin American Space Challenge (Lasc), em duas categorias: 0,5 Km Entry-Rocket Solid Rocket Motor - Foguete de entrada com motor sólido de 0,5 Km; e 1 Km Solid Rocket Motor - Foguete com motor sólido de 1 Km.
Na categoria de 0,5 Km, a equipe participou com o projeto Pégaso 500m, que foi projetado, construído e lançado como projeto de capacitação dos membros que entraram na equipe em 2021. Já na categoria de 1 km, o grupo conquistou o 1º lugar com o projeto Rígel 1 Km, desenvolvido pelos veteranos do grupo. O apogeu (altitude máxima) atingida pelo projeto Rígel foi de 1.168 metros, enquanto o projeto Pégaso alcançou 745 metros de altura.
O apogeu atingido pelos foguetes, somado à recuperação após o lançamento e a análise dos projetos teóricos, rendeu ao grupo os dois troféus. Assim, o Topus se torna o primeiro tricampeão da categoria 500m de motor sólido e o primeiro bicampeão de 1 km também de motor sólido da maior competição de foguetemodelismo da América Latina e segunda maior do mundo.
A Latin American Space Challenge 2022, em sua quarta edição, contou com a participação de dez países nas suas duas categorias: Rocket Challenge e Satellite Challenge. Ao todo, o número de projetos submetidos para a competição foi de 69, com 1.376 participantes, segundo dados oficiais dos organizadores.