Esquadrilha da Fumaça vai realizar a demonstração de número 4.000

Esquadrilha está completando 71 anos de história, inciada com as apresentações dos lendários T-6 Texan

Por André Magalhães Publicado em 28/04/2023, às 10h00

Desde 2015, a Fumaça opera os A-29 Super Tucano - EDA/ FAB

A Esquadrilha da Fumaça pode realizar hoje (28), sua apresentação de número 4.000. O time tem previsão de se apresentar na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, às 15h30, no parque de Balonismo.

O Esquadrão de Demonstração Aérea, nome oficial da esquadrilha, completa neste ano 71 anos, sendo o segundo time militar de demonstração aérea mais antigo do mundo, ficando atrás apenas dos Blue Angels, da Marinha dos EUA.

Em 14 de Maio de 1952, houve a primeira demonstração da equipe, à época voando o lendário T-6 Texan na sede da antiga Escola de Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Desde então, a Esquadrilha da Fumaça ganhou destaque nacional e internacional.

Com mais de sete décadas de existência, importantes aeronaves passaram pelo time, como o jato  Fougar Magister, o T-25 Universal, o T-27 Tucano e o atual A-29 Super Tucano. A esquadrilha coleciona destaques, incluindo dois recordes mundiais no Guiness Book, além de diversas participações em importantes eventos aeronáuticos no exterior.

Os sete A-29 Super Tucano da fumaça estão em meio ao circuito Sul e Sudeste de demonstrações. O time já se apresentou em São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Nos próximos dias, eles passarão por Novo Hamburgo e Três de Maio, no Rio Grande do Sul, e Luiz Antônio, no interior paulista.

FAB T-6 A-29 Esquadrilha da Fumaça Dmonstrações T27 71 anos Fougar Magister T25

Leia também

Governo Lula poderá ter novo avião presidencial
Esquadrilha da Fumaça recebe dois novos pilotos