Foram realizadas mais de 200 simulações de resgate com içamento sobre o mar
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 23/09/2020, às 16h00 - Atualizado às 18h47
Manobra envolveu uso dos helicópteros H-60L Black Hawk em missões sobre a água
Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram, WhatsApp e Instagram
A Força Aérea Brasileira concluiu o Exercício Técnico (EXTEC) de Içamento na Água, realizado pelo Esquadrão Pelicano (2°/10° GAv) e pelo Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), também conhecido como PARA-SAR.
De acordo com a FAB o exercício teve como objetivo aprimorar e readaptar os pilotos e tripulantes em ambiente aquático com o içamento por meio de um guincho no helicóptero H-60L Black Hawk, uma das mais importantes modalidades do sistema de Busca e Salvamento (SAR, sigla em inglês).
Foram realizadas 41 missões, sendo 31 horas de voo sobre o mar, e cerca de 200 simulações de resgates. Ao total foram envolvidos 50 militares, que foram capacitados operacionalmente, cumprindo assim 100% da adaptação e formação de tripulantes nos procedimentos de içamento duplo molhado (homem de resgate e vítima) e içamento com maca.
“Foi um momento único pois, dessa forma, podemos empregar toda a nossa capacidade e entregar para a FAB mais operacionalidade. Isto é fundamental para a nossa pronta-resposta”, disse o tenente-coronel aviador Leonardo Machado Guimarães.