Empresa suspende pilotos que dormiram em voo

Ethiopian Airlines anunciou que suspendeu os dois pilotos que dormiram em voo entre o Sudão e a Etiópia

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 22/08/2022, às 17h40

Avião continuou voando apenas baseado na programação inserida no piloto automático - Ethiopian Airlines

Após dois pilotos dormirem simultaneamente em voo, a Ethiopian Airlines publicou em sua conta oficial que suspendeu ambos os tripulantes. O caso ocorreu durante o voo ET343 entre Cartum (KRT) no Sudão e Adis Abeba Bole (ADD), na Etiópia, no último dia em 15 de agosto.

Segundo relatos, o avião estava há 37.000 pés quando os dois pilotos adormeceram, acordando apenas quando o alerta do desacoplamento do piloto automático soou. O avião continuou voando, de acordo com o plano inserido no computador, cruzando o aeroporto de Adis Abeba ainda no FL370.

Oficialmente a Ethiopian não confirmou que os dos pilotos dormiram simultaneamente, alegando apenas que o avião perdeu contato com os centros de controle.

A empresa ainda afirmou, em sua postagem no facebook, que “a tripulação em questão foi removida da operação enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada. Ações corretivas apropriadas serão tomadas com base no resultado da investigação”.

A regulamentação internacional prevê que um dos pilotos possa dormir durante o voo, melhorando inclusive sua capacidade cognitiva após sonecas rápidas. Todavia, a mesma regra diz que o outro aviador deverá ficar acordado. As longas jornadas de trabalho estão sendo apontadas como um fator contribuinte para a fadiga em diversos tripulantes ao redor do mundo.

Boeing 737 Ethiopian Airlines Ethiopian Piloto Sudão ET343 Cartum Adis Abeba Bole

Leia também

Novo centro de treinamento atenderá até 4.500 pessoas
ONG realiza treinamento de pilotos na África