Empresa mexicana se torna primeiro cliente do A330 convertido em cargueiro

Aeronave faz parte do programa Airbus P2F que planeja ampliar a oferta de aeronaves convertidas no mundo

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/02/2022, às 17h30

A330P2F poderá se beneficiar da grande disponibilidade aviões disponíveis para conversão no mundo - Divulgação

A Airbus entregou o primeiro A330 convertido das Américas, que será operado pela mexicana Mas de Carga. O avião pode transportar até 61 toneladas métricas e possui um alcance de até 4.200 milhas náuticas (7.780 km), permitindo a empresa voar para novos mercados, incluindo a China.

O avião foi convertido pela Elbe Flugzeugwerke (EFW) - uma joint venture entre a Airbus e a ST Engineering, dentro do padrão A330-200 P2F. O avião apresenta boa relação custo e capacidade, ampliando o acesso da Airbus no cobiçado mercado de aeronaves cargueira convertidas, e hoje dominado pela Boeing.

A Airbus aposta no potencial do A330, que oferece uma plataforma altamente capaz para conversão em cargueiro, aliado a tecnologia ainda avançada presente no modelo, como controles fly-by-wire.

Outro destaque é a produção do A330, que atingiu mais de 1.300 aeronaves em 28 anos desde a primeira entrega. Com a atualização das frotas com modelos mais modernos, como o A330neo, versão remotorizada, ou o A350 XWB, a Airbus acredita na grande fonte de aeronaves disponíveis para conversão e o baixo custo de aquisição dos modelos.

“A Mas aproveitará o aumento da carga útil e do alcance do A330 para expandir nossa presença global, aumentando os voos para a Europa e América do Sul, além de começar a voar para a China”, disse Luis Sierra, CEO da Mas.

Os programas de conversão mais recentes da Airbus com o A321P2F, A320P2F, o A330P2F é uma colaboração com a ST Engineering para atender à crescente demanda por conversões de cargueiros, em especial em um momento de grande demanda do transporte aéreo cargueiro em todo o mundo.

A ST Engineering e a EFW estabelecerão novos locais de conversão na China e nos Estados Unidos visando ampliar a capacidade total de conversão de todos os seus programas Airbus P2F para cerca de 60 slots por ano até 2024.

A Mas, sediada na Cidade do México, opera aeronaves de carga desde 1992 e em dezembro de 2018, lançou um ambicioso plano de expansão sob nova propriedade e gestão, com o Discovery Americas, um fundo de capital privado no México.

Leia também

Governo abre licitação para compra de dois Airbus A330 MRTT
Versão de carga do Airbus A321 recebe certificação da EASA