Aeronave faz parte do programa Airbus P2F que planeja ampliar a oferta de aeronaves convertidas no mundo
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 21/02/2022, às 17h30
A Airbus entregou o primeiro A330 convertido das Américas, que será operado pela mexicana Mas de Carga. O avião pode transportar até 61 toneladas métricas e possui um alcance de até 4.200 milhas náuticas (7.780 km), permitindo a empresa voar para novos mercados, incluindo a China.
O avião foi convertido pela Elbe Flugzeugwerke (EFW) - uma joint venture entre a Airbus e a ST Engineering, dentro do padrão A330-200 P2F. O avião apresenta boa relação custo e capacidade, ampliando o acesso da Airbus no cobiçado mercado de aeronaves cargueira convertidas, e hoje dominado pela Boeing.
A Airbus aposta no potencial do A330, que oferece uma plataforma altamente capaz para conversão em cargueiro, aliado a tecnologia ainda avançada presente no modelo, como controles fly-by-wire.
Outro destaque é a produção do A330, que atingiu mais de 1.300 aeronaves em 28 anos desde a primeira entrega. Com a atualização das frotas com modelos mais modernos, como o A330neo, versão remotorizada, ou o A350 XWB, a Airbus acredita na grande fonte de aeronaves disponíveis para conversão e o baixo custo de aquisição dos modelos.
“A Mas aproveitará o aumento da carga útil e do alcance do A330 para expandir nossa presença global, aumentando os voos para a Europa e América do Sul, além de começar a voar para a China”, disse Luis Sierra, CEO da Mas.
Os programas de conversão mais recentes da Airbus com o A321P2F, A320P2F, o A330P2F é uma colaboração com a ST Engineering para atender à crescente demanda por conversões de cargueiros, em especial em um momento de grande demanda do transporte aéreo cargueiro em todo o mundo.
A ST Engineering e a EFW estabelecerão novos locais de conversão na China e nos Estados Unidos visando ampliar a capacidade total de conversão de todos os seus programas Airbus P2F para cerca de 60 slots por ano até 2024.
A Mas, sediada na Cidade do México, opera aeronaves de carga desde 1992 e em dezembro de 2018, lançou um ambicioso plano de expansão sob nova propriedade e gestão, com o Discovery Americas, um fundo de capital privado no México.