Após ser adquirido pela Daher, em 2019, modelo ampliou sua base de clientes ao redor do mundo
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 22/01/2021, às 16h00 - Atualizado às 16h13
Entrega na França carrega simbolismo de ampliar a base de clientes do Kodiak 100 no país sede da Daher
A Daher entregou o primeiro Kodiak 100 para uma empresa francesa, ampliando a rede global de operadores do turno-hélice multimissão.
A Daher adquiriu, em 2019, a norte-americana Quest, empresa criadora do Kodiak 100, passando a unificar a campanha de vendas dos turbo-hélices da marca, assim como as estratégias de mercado.
O Kodiak 100 foi entregue para a Héli-Béarn, com sede no aeroporto de Pau-Pyrénées, no sudoeste da França, onde servirá de apoio as operações de paraquedismo. Na configuração de lançamento de paraquedistas o avião é equipado com porta deslizante e pode transportar até quize esportistas com equipamento completo.
De acordo com operadores do Kodiak 100, uma das suas vantagens no lançamento de paraquedistas é sua razão de subida rápida, levando apenas nove minutos e meio para atingir a uma altitude de 12.000 pés (3.600 metros). Em uma hora o avião pode uma média de quatro surtidas de lançamento.
"A introdução do Kodiak na França marca outra expansão da base de clientes globais para este avião", contou Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher e CEO da Kodiak Aircraft.
Para a Héli-Béarn uma das virtudes do Kodiak 100 é seu custo operacional competitivo, que pode ser até um quarto inferior a seus rivais diretos, especialmente modelos de geração anterior. “Com um custo operacional 25% menor do que o da aeronave atualmente em serviço, o Kodiak é a solução ideal para substituir uma frota envelhecida de plataformas de paraquedismo”, destacou Jean-Luc Dartiailh, CEO da Héli-Béarn.