Empresa brasileira revitaliza interior de clássico Hawker 400XP

Processo artesanal prevê toca de todo interior e exige atenção ao uso de materiais certificados pelas autoridades aeronáuticas

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação Publicado em 31/10/2019, às 18h00 - Atualizado às 19h50

Modernização e revitalização de interior exige atenção ao uso de materiais certificados para uso aeronáutico

A Solojet Aviação concluiu a revitalização de interior de um Hawker 400XP. A aeronave passou por uma completa remodelação interna, ganhando novo acabamento que incluiu a troca do couro nos assentos dos passageiros, novo padrão de revestimento nas laterais e teto, assim como foi instalado um novo carpete.

Todo o trabalho foi feito no hangar da companhia em Jundiaí, interior de São Paulo. De acordo com a Solojet, as alterações seguiram as normas da Anac e FAA e foram registradas na documentação da aeronave para evitar problemas na hora de vendê-la futuramente.

LEIA TAMBÉM

“Temos poucas empresas no Brasil homologadas para realizar este tipo de serviço, mas é importante que o mercado conheça a forma correta e quais são os cuidados necessários”, disse André Bernstein, da Solojet Aviação.

O trabalho de revitalização é um processo completamente artesanal e a aeronave ganhou estofamento branco a pedido do proprietário. A mudança de interior em geral permite atualizar a aeronave ao padrão estético e muitas vezes tecnológicos existente no mercado.

Todavia, o processo exige uma seleção de materiais com certificação para uso em aeronaves. Um dos maiores entraves neste tipo de serviço é o uso de materiais não certificados pelas autoridades aeronáuticas, o que pode trazer uma série de problemas para o operador. “Isso é fundamental para a segurança operacional e também para evitar problemas na hora de vender a aeronave”, explica Bernstein.

aeronave avião Anac FAA aviação de negócios Solojet notícia de aviação Hawker 400XP