Southwest Airlines teria desempenhado um papel maior nos bastidores sobre o treinamento de pilotos no Boeing 737 MAX
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 12/05/2022, às 11h25
Um documento recém-divulgado mostra que a Boeing não agiu sozinha na omissão dos detalhes sobre o funcionamento do sistema MCAS do 737 MAX. O dispositivo contribuiu de forma efetiva para os dois acidentes fatais com o novo avião da Boeing.
A Southwest Airlines, uma das maiores operadoras globais da família 737, desempenhou um papel importante nos bastidores durante o desenvolvimento do treinamento dos pilotos do 737 MAX.
Segundo detalhes publicados pelo Wall Street Journal, a Southwest Airlines concordou com a Boeing para remover dos manuais as referências do MCAS. A adição do sistema nos manuais do avião e de treinamento podiam comprometer o processo de certificação, exigindo um novo plano de treinamento dos pilotos, algo considerado pouco atraente do ponto de vista econômico. A omissão do funcionamento permitira manter a carteira e o treinamento básico do 737 Next Generation, a versão até então padrão na maioria das empresas aéreas operadoras do avião da Boeing.
Os dois acidentes fatais com o 737 MAX 8 tiveram como fator contribuinte a falta de treinamento dos pilotos sobre o funcionamento do MCAS, que sequer era conhecido pela maior parte dos aviadores.