CargoLogic Germany está proibida de voar nos céus da Europa após sanções contra a Rússia
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 29/03/2022, às 15h36
Os efeitos das sanções contra a Rússia têm afetado centenas de negócios ao redor do mundo e impactado negativamente no setor privado russo. Uma das novas vítimas do conflito na Ucrânia é a empresa aérea cargueira alemã CargoLogic Germany.
A companhia aérea foi banida de voar nos céus da União Europeia, pois, mesmo tendo sede em Leipzing, na Alemanha o controlador é o conglomerado russo Volga-Dnepr.
A empresa foi notificada pelo escritório de aviação civil da Alemanha que só poderia ingressar no espaço aéreo da Comunidade Europeia em caso de emergência, estando proibida de operar regularmente.
“Lamentamos muito esta decisão e atualmente estamos engajados em conversas intensas com todas as autoridades e partes interessadas relevantes”, afirmou a CargoLogic Germany em comunicado.
Embora seja parte da Volga-Dnepr, a companhia afirmou que atua como uma empresa independente, como em qualquer grande corporação internacional. “Apesar de nossos laços e parcerias comerciais internacionais, somos e continuamos sendo uma empresa alemã e completamente independente”, afirmou.
A empresa é subsidiária direta da Cargo Logic Holding, com sede no Reino Unido, que pertence formalmente a Alexy Isaykin, cidadão nascido no Chipre, enquanto o diretor geral é o cidadão americano Konstantin Vekshin. Todavia, a empresa está sob o guarda-chuva da Volga-Dnepr, o que tornou a empresa parte atingida pelas sanções internacionais contra a Rússia.
A CargoLogic Germany opera com uma frota composta por quatro Boeing 747-400SF, que atende principalmente o mercado de carga expressa e encomendas paletizadas no continente europeu.
Por ora, os aviões da empresa, que são registrados na Alemanha, estão paralisados em Budapeste, na Hungria; Katowice, na Polônia; Ostrava, na República Tcheca; e Vantaa, na Finlândia.
A CargoLogic Germany é a também uma empresa irmã da AirBridgeCargo, que tem sede em Moscou, e opera uma frota de Boeing 747F. A empresa também foi banida dos céus de grande parte do mundo e tem pedidos para busca e apreensão de parte de sua frota, incluindo os 747-8F. Já a Volga-Dnepr teve um de seus Antonov An-124 arrestado no Canadá, aguardando a definição legal do que será feito com o avião.