Embraer e SNC anunciam acordo para venda do A-29 Super Tucano nos EUA
Por Marcel Cardoso Publicado em 23/09/2025, às 09h36
A Embraer e a Sierra Nevada Corporation anunciaram hoje (23), um acordo para a venda de uma A-29 Super Tucano para os Estados Unidos. A operação antecede uma encomenda oficial que será formalizada por meio do programa norte-americano de vendas militares estrangeiras (FMS, na sigla em inglês).
Segundo as empresas, o investimento inicial permitirá que o parceiro estrangeiro inicie de imediato o treinamento de pilotos, antecipando em até um ano a Capacidade Operacional Inicial (IOC). O acordo foi anunciado durante a Conferência Air, Space & Cyber da Air & Space Forces Association.
A aeronave será produzida na linha de montagem da Embraer Defesa & Segurança em Jacksonville, no estado da Flórida.
Em uma década de parceria, Embraer e SNC entregaram quase cinquenta unidades do A-29 Super Tucano destinados a diferentes forças aéreas ao redor do mundo, incluindo o Afeganistão.
“Nosso relacionamento com a SNC, que já dura mais de 10 anos, continuará a se expandir diante da crescente demanda por essa capacidade no âmbito do FMS", disse Frederico Lemos, Vice-Presidente Comercial da Embraer Defesa & Segurança
O A-29 é um turboélice de ataque leve e treinamento avançado, com mais de 600.000 horas de voo acumuladas. O avião foi projetadi para operar em condições adversas, inclusive em pistas não preparadas, podendo atuar em missões de apoio aéreo aproximado (CAS), patrulha, interdição aérea, inteligência, vigilância e reconhecimento armado (ISR), treinamento JTAC e escolta aérea.
Além disso, foi selecionado recentemente pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (Afsoc), que recebeu três unidades para missões de Combat Aviation Advisor.