Sistema amplia segurança a bordo dos jatos que são a espinha dorsal da frota regional norte-americana
Por Gabriel Benevides Publicado em 26/11/2020, às 15h10 - Atualizado às 16h01
Embraer trabalha para concluir projeto de instação dos filtros nos modelos ERJ 135 e ERJ 140
A Embraer lançou um boletim de serviço que permite a instalação dos filtros HEPA nos jatos regionais ERJ 145. A medida amplia a proteção a bordo, adicionando um novo sistema de filtragem de ar mais eficiente.
Os kits dos primeiros 70 aviões já estão em montagem e deverão ser entregues até meados de dezembro. A solução foi desenvolvida em cinco meses e meio. A engenharia da Embraer teve de realizar a escolha do filtro e trabalhou nas etapas necessárias para criar o boletim de serviços, fabricando e comprando as peças necessárias para o desenvolvimento do kit.
O fabricante brasileiro também deverá concluir o estudo para um sistema de instalação dos filtros nos jatos ERJ 135 e ERJ 140, ambos derivados de menor capacidade do ERJ 145.
“Pelo momento que estamos vivendo em todo o mundo, a certificação e a instalação dos filtros HEPA nos jatos ERJ 145 é uma solução indispensável que a Embraer desenvolveu para tornar ainda mais seguras as condições da cabine para os passageiros que utilizam as nossas aeronaves”, explicou Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.
Na maioria das aeronaves, a troca de todo o volume do ar presente na cabina de passageiros ocorre entre 20 e 30 vezes por hora, com uma média de substituição completa do ar a cada 2 minutos e meio. O valor é mais frequente do que a troca de ar em um escritório, sendo entre cinco a seis vezes mais rápida que em hospitais, incluindo UTI.
Os filtros HEPA, que são padrão em todas as versões da família comercial E-Jets e E-Jets E2, assim como dos jatos de negócios Praetor 600 e Praetor 500, são extremamente eficientes, capturando 99,97% das partículas transportadas pelo ar e outros contaminantes biológicos, como bactérias, vírus e fungos.
Família de jatos regionais ERJ 145 é amplamente utilizada na aviação regional norte-americana