Myanmar Airways se torna a quarta empresa aérea da região a voar com o E-Jet em 2020
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 22/12/2020, às 08h35 - Atualizado às 10h02
Até o final do ano a Myanmar Airways deverá contar com dois E190 na frota
A Myanmar Airways International (MAI) iniciou os voos comerciais com seu primeiro Embraer E190, de primeira geração, ampliando e modernizando sua frota. Inicialmente a empresa vai operar quatro voos diárias com o avião.
A empresa com sede em Mianmar, país no Sul da Ásia, tem expandido sua frota, que ainda conta com os Airbus A320 e A319. A chegada do E190 permitirá a Myanmar Airways voar para novos destinos locais e internacionais, partindo de Yangon, a maior cidade do país.
É previsto que o segundo E190 chegue a empresa amanhã (23), permitindo a companhia aérea expandir sua malha em nove novos destinos pelo país. Já no próximo ano deverão chegar mais dois E190, completando o pedido assinado com a Embraer. Além disso, também devem ser entregues mais dois A320.
Atualmente a Myanmar Airways opera com seis aviões, sendo quatro A319, um A320 e um E190.
“Nossos pilotos, atendentes de cabine, área de manutenção e toda equipe estão orgulhosos em ter o E190 servindo nossos clientes com uma experiência de voo superior”, disse Saravanan Ramasamy, CEO da Myanmar Airways International.
Mesmo iniciando os serviços com apenas quatro voos diários, a expectativa é ampliar o total de operações diárias com a chegada do próximo avião. “Com uma demanda crescente, estamos planejando aumentar a frequência de operação com o E190 para oito voos por dia”, destacou Ramasamy.
Ainda que 2020 tenha sido marcado por uma retração do mercado de aviação comercial, somado as restrições sanitárias, a Myanmar Airways manteve seus planos de ampliação da malha e frota. “A operação do E190 marca ainda outro importante momento na estratégia de expansão de frota da MAI e no desenvolvimento das rotas domésticas”, afirmou Ramasamy.
A empresa ainda assinou um contrato para o Programa Pool de suporte com a Embraer, utilizado por todos os operadores dos E-Jet na Ásia-Pacífico. Ao longo de 2020 quatro novas empresas aéreas passaram a voar com os jatos regionais brasileiros na Ásia.
Para o início das operações com o E190, a Embraer realizou um curso para concessão de licença para os engenheiros da empresa, dentro do Pograma Pool que oferece cobertura completa de reparos para componentes e partes, manutenção estrutural e acesso ilimitado a um amplo estoque de componentes. O principal centro de distribuição da Embraer na região da Ásia-Pacífico está localizado em Singapura.
Além disso, oito pilotos da companhia passaram por um mês de treinamento inicial em setembro de 2020 em Zguhai, na China.