Parceria com a francesa Thales servirá para o desenvolvimento de eVtols em dois centros no Brasil
Marcel Cardoso Publicado em 20/04/2022, às 10h55
A Eve Air Mobility, da Embraer, e a Thales, empresa francesa especializada em soluções tecnológicas, serviços e produtos em várias áreas fecharam uma parceria para apoiar o desenvolvimento da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVtol) no Brasil.
Ela envolve uma série de estudos conjuntos. Iniciados em janeiro de 2022, os estudos contemplam aspectos técnicos, econômicos e a viabilidade adaptável de uma aeronave 100% elétrica. A Thales também contribuirá no desenvolvimento de sistemas de aviação, elétricos, de controle de voo, navegação, comunicação e conectividade.
Tanto o centro de tecnologia espacial da empresa francesa, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba paulista, quanto o recém-inaugurado centro de aeronaves, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, darão suporte às equipes da Eve e da Embraer que trabalham no projeto, que também contarão com engenheiros da Thales na França, Canadá e Estados Unidos.
“Estamos orgulhosos de dar um novo passo no Brasil, juntando-nos à Eve em um projeto que pode ser um divisor de águas para a mobilidade urbana sustentável em todo o mundo”, disse o vice-presidente executivo de Aviação da Thales, Yannick Assouad. “Essa indústria vem para ficar e trará muitas vantagens para o País, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, devido ao uso de energia limpa”.