Embraer fecha nova parceria para desenvolver eVtols no Brasil

Parceria com a francesa Thales servirá para o desenvolvimento de eVtols em dois centros no Brasil

Marcel Cardoso Publicado em 20/04/2022, às 10h55

Primeiras aeronaves elétricas têm previsão de começarem a operar em 2026 - Embraer/Divulgação

A Eve Air Mobility, da Embraer, e a Thales, empresa francesa especializada em soluções tecnológicas, serviços e produtos em várias áreas fecharam uma parceria para apoiar o desenvolvimento da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVtol) no Brasil. 

Ela envolve uma série de estudos conjuntos. Iniciados em janeiro de 2022, os estudos contemplam aspectos técnicos, econômicos e a viabilidade adaptável de uma aeronave 100% elétrica. A Thales também contribuirá no desenvolvimento de sistemas de aviação, elétricos, de controle de voo, navegação, comunicação e conectividade.  

Tanto o centro de tecnologia espacial da empresa francesa, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba paulista, quanto o recém-inaugurado centro de aeronaves, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, darão suporte às equipes da Eve e da Embraer que trabalham no projeto, que também contarão com engenheiros da Thales na França, Canadá e Estados Unidos.

Estamos orgulhosos de dar um novo passo no Brasil, juntando-nos à Eve em um projeto que pode ser um divisor de águas para a mobilidade urbana sustentável em todo o mundo”, disse o vice-presidente executivo de Aviação da Thales, Yannick Assouad. “Essa indústria vem para ficar e trará muitas vantagens para o País, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, devido ao uso de energia limpa”.

aeronave notícias de aviação avião aviação Brasil Embraer Evtol parceria Thales

Leia também

Embraer entregou 14 jatos nos primeiros meses de 2022
Embraer apresenta o E190-E2 com pintura de tubarão no Vietnã