Aeronaves fazem parte da modernização das capacidades de defesa do país asiático
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 14/10/2020, às 14h00 - Atualizado às 14h51
Filipinas recebeu seis A-29 Super Tucano produzidos pela Embraer
A Embraer entregou formalmente os seis Super Tucano encomendados pela força aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês). Os aviões serão operados pelo 15º Esquadrão de Ataque, da PAF, em missões de apoio aéreo tático, ataque leve, vigilância, interceptações aéreas, missões de contra-insurgência e treinamento avançado.
A aquisição dos Super Tucanos faz parte do plano de modernização em andamento na PAF, que tem ampliado sua capacidade de ação. O acordo foi formalizado em novembro de 2017, com um pedido firme para seis aeronaves, após um abrangente processo de licitação pública.
“A aquisição dessas aeronaves de apoio aéreo é um grande salto em nossa capacidade de poder aéreo, à medida que voamos juntos para termos uma Força Aérea mais capaz e confiável para a nação e seu povo”, afirmou o tenente-brigadeiro Allen T. Paredes AFP, comandante geral da Força Aérea das Filipinas.
O A-29 Super Tucano é um avião turbo-hélice capaz de realizar uma ampla gama de missões, mesmo operando a partir de pistas não preparadas. Até o momento, o Super Tucano foi selecionado por 15 forças aéreas em todo o mundo, sendo o principal avião de ataque leve da força aérea brasileira.
“É uma honra entregar estes seis A-29 Super Tucanos para a Força Aérea das Filipinas”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Entregar uma aeronave em meio a uma pandemia global é desafiador, mas estávamos comprometidos a ir mais longe a cada etapa do caminho para entrega-la à PAF para cumprir suas missões de segurança”.