Embraer e Toyota assinam acordo para sistema produtivo

Acordo planeja potencializar ganhos de eficiência em sistema produtivo da Embraer através do método Toyota

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 30/06/2022, às 16h50

-

A Embraer e a Toyota assinaram um acordo para a aplicação de fundamentos e conceitos do Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês) nas operações industriais na produção de aeronaves.

Em nota a Embraer afirmou que a iniciativa planeja eliminar desperdícios, ampliar os ganhos de eficiência operacional e maior geração de valor aos stakeholders.

Os primeiros trabalhos para aplicação do TPS serão feitos na principal fábrica da Embraer, a Unidade Ozires Silva, localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Os especialistas da Toyota vão avaliar e sugerir melhorias nas áreas de manufatura, visando iniciar mudanças estruturais nos conceitos atualmente adotados.

“Trazer a Toyota para a realização desse trabalho reforça o compromisso da Embraer na busca constante pela excelência empresarial e pelo crescimento sustentável”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

O processo criado pela Toyota aumenta a produtividade e a eficiência, através de uma gestão de todo o processo logístico e indústria, evitando a criação de estoque, buscando maximizar o tempo de espera, evitar a superprodução e gargalos de transporte, entre outros. O modelo de produção enxuta (lean manufacturing, em inglês) ainda prevê que todo o trabalho deve ser estruturado sobre seu objetivo, sequência, tempo e resultado. No geral o TPS tenta oferecer a melhor qualidade, com menor custo e menores prazos, com estabilidade e padronização.

“O TPS é uma metodologia que pode contribuir em diferentes cenários e aplicações. Mais que eficiência e produtividade, a utilização do TPS pode proporcionar soluções que permitam à indústria e aos demais setores aprimorarem seus processos continuamente, essa que é um dos pilares da Toyota em todo o mundo”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Desde 2007, a Embraer adota a filosofia Lean como estratégia empresarial que dissemina fundamentos, conceitos e práticas do P3E. Este programa é responsável por gerar transformações de forma integrada, provendo meios para que toda a empresa possa melhor seus processos. O sistema visa a segurança em primeiro lugar, qualidade sempre, entregas no prazo e no melhor custo.

“Será uma excelente oportunidade para troca e aprofundamento de conhecimentos que permitem acelerar ainda mais a aplicação da filosofia Lean nos sistemas produtivos, ao mesmo tempo que fortalece as práticas já disseminadas pelo Programa de Excelência Empresarial Embraer, o P3E”, completou Gomes Neto.

A partir deste ano a Embraer tem como meta crescer neutra em carbono e, até 2024, ter 100% da energia das operações no Brasil proveniente de fontes renováveis.

aeronave notícias de aviação avião aviação Embraer Toyota Francisco Gomes Neto toyotismo P3E TPS

Leia também

Embraer assina contrato para converter até dez aviões cargueiros
Embraer ampliou seu centro de serviços no Brasil