Diretiva de aeronavegabilidade é publicada para o G500 e G600

Falha no software pode levar a um hard landing e consequente perda de controle da aeronave

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 09/04/2020, às 15h45 - Atualizado às 17h06

Falha na leitura do sensor de ângulo de ataque pode ocasionar hard landing em situação de atmosfera instável 

Os operadores dos jatos de negócios G500 e G600 deverão cumprir uma diretiva de aeronavegabilidade (AD) após a Gulfstream ter encontrado uma falha no software de controle dos aviões.

A AD foi emitida simultaneamente pela FAA e EASA, prevendo o imediato cumprimento do boletim, que afeta as condições de segurança durante o pouso. O fabricante descobriu um erro que pode levar a um potencial hard landing durante aproximações com atmosfera instável.

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A FAA afirmou que recebeu 30 relatórios referente ao computador de controle de voo dos modelos G500 e G600. A agência norte-americana classificou a diretiva como “uma condição insegura que requer a adoção imediata da DA sem fornecer oportunidade para comentários públicos antes da [sua] adoção”.

O limitador alfa do ângulo de ataque pode sofrer variações não previstas durante o pouso em atmosfera instável, podendo limitar a autoridade do piloto no controle do pitch momento de arredondar o avião para o toque na pista, podendo ocasionar um pouso com elevada razão de descida e consequente perda de controle do avião após o toque.

Para maiores informações consulte o AD da FAA clicando aqui

O AD emitido pela EASA poder ser acessado aqui

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