Modelo mais avançado da família TBM marca evolução do projeto e Daher em apenas quatro meses entregou vinte TBM960
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 30/08/2022, às 15h00 - Atualizado às 16h35
A Daher atingiu a marca do vigésimo TBM 960 entregue, o que ocorreu apenas quatro meses após o lançamento oficial. O avião que foi anunciado durante o encontro de Sun ‘n Fun, na Flórida, em abril, mantém uma ampla carteira de pedidos desde então.
A FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, certificou o TBM 960 em 23 de junho, e em dois meses dos vinte aviões entregues, dezessete unidades foram para operadores norte-americanos. Os outros três aviões foram entregues na Europa.
O vigésimo TBM 960 foi entregue para piloto Johnie Weems, um empresário do sul da Flórida, que possui outros três aviões da família TBM, de versões anteriores. A entrega ocorreu na sede da Daher Aircraft Division, em Tarbes, na França. Além de empresário, Weems é entusiasta de aviação e piloto com ampla experiência, tendo ele mesmo realizado o translado entre a França e os Estados unidos.
A viagem ocorreu ao lado da lendária piloto Margrit Waltz, que detém vários recordes de translado de aviões entre a Europa e as Américas.
Embora tenha sido lançado em abril, como uma evolução do TBM 940, o novo avião conta com uma robusta carteira de pedidos, com quase toda a produção de 2023 comercializada.
“Estamos quase totalmente reservados para 2023, com uma porcentagem significativa desses pedidos vindo de clientes na América do Norte e na Europa”, destacou Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher.
Até o momento, a Daher já entregou mais de 1.080 TBM nas 12 versões diferentes da aeronave, com aproximadamente 80% deles adquiridos por clientes dos Estados Unidos, que seguem como o principal mercado para a família de monoturboélices franceses, especialmente entre pilotos-proprietários.