Investimento de até R$ 2 bilhões permitirá ampliar infraestrutura e melhorar atendimento aos passageiros em Congonhas
Por Micael Rocha Publicado em 24/10/2024, às 09h30
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, receberá um investimento de R$ 2 bilhões para obras de expansão e modernização, segundo anúncio feito pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A ordem de serviço será assinada em dezembro e o aporte será realizado pela Aena Brasil, que administra o terminal paulistano.
Segundo a pasta, o projeto inclui ampliação da área de embarque e desembarque, que chegará a 105 mil m², além da criação de um novo salão de check-in e ampliação das pontes de embarque de doze para dezenove. As melhorias visam preparar o aeroporto para um aumento de passageiros, que deve passar de 22 milhões para 29,5 milhões nos próximos anos, segundo a Anac.
O MPor informou também que as obras devem ser concluídas até 2028 e têm como objetivo garantir maior conforto e eficiência operacional. Segundo o órgão federal, o investimento privado é fundamental para o crescimento da aviação civil no Brasil, especialmente em São Paulo, que concentra 70% do fluxo de passageiros do país.
Além de Congonhas, a Aena Brasil administra outros dezesseis aeroportos no Brasil, entre eles Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Campina Grande e Juazeiro do Norte.