Experimento visa reduzir os riscos de missões para tripulações em cenário de combate
Por André Magalhães Publicado em 10/02/2022, às 07h00
Black Hawk está entre os helicópteros militares mais vendidos do mundo | Foto: DARPRA
O programa norte-americano da DARPA (Departamento avançado de projetos avançados) concluiu um voo com um helicóptero Black Hawk sem piloto.
O voo foi conduzido pela empresa Sikorsky, no dia 5 de fevereiro, e durou aproximadamente 30 minutos. O teste aconteceu sobre a instalação do Exército dos EUA em Fort Campbell, Kentucky.
A aeronave UH-60A Black Hawk está equipada com a tecnologia ALIAS que proporciona uma arquitetura de automação flexível que garante operações mais seguras que não colocam em risco a tripulação.
Latam vai reutilizar uniformes e compensar resíduos de aeroportos
“Com cargas de trabalho reduzidas, os pilotos podem se concentrar no gerenciamento da missão em vez da mecânica”, disse Stuart Young, gerente de programa do Tactical Technology Office da DARPA.
No teste o helicóptero fez missões completas como, por exemplo, a sequência completa da decolagem até o pouso da aeronave sem piloto.
O próximo passo será um voo de um Black Hawk do modelo M, com tecnologia fly-by-wire. O teste será conduzido em Fort Eustis, Virgínia.
“Esta combinação única de software e hardware de autonomia tornará o voo mais inteligente e seguro", disse Stuart Young.