Durante a Fidae 2022, visitamos o pequeno avião executivo da fabricante Cirrus
Martin Romero Publicado em 22/04/2022, às 10h10 - Atualizado em 23/04/2022, às 10h10
O AERO Magazine esteve presente na Fidae 2022, onde pudemos acessar diferentes aeronaves para permitir que nossos leitores soubessem mais sobre elas. Hoje é a vez do Cirrus Vision Jet.
A Cirrus é um fabricante de aeronaves leves nos Estados Unidos. Sem dúvida, seu maior sucesso é o pequeno Cirrus SR, aeronave usada para o treinamento de futuros pilotos e de voos privados. A empresa inseriu um produto da mais alta qualidade no mercado, mas não estagnou lá, e foi além.
O Vision Jet nasce da necessidade de aeronaves privadas alimentadas por motores a jato, que permitem reduzir o tempo de voo e o conforto do proprietário ou cliente. A ideia de Cirrus era conceber uma aeronave que permitisse que uma família inteira fosse transportada, bem como um pequeno jato executivo personalizado, e conseguiu.
A Cirrus apresentou o modelo de aeronave em 28 de junho de 2007 e um protótipo em 26 de junho de 2008. O seu primeiro voo foi em 3 de julho de 2008. O desenvolvimento desacelerou em 2009 devido à falta de financiamento. Em 2011, a Cirrus foi comprada pela Caiga, empresa chinesa que financiou o projeto um ano depois. Consequentemente, o primeiro protótipo voou em 24 de março de 2014, seguido por outros dois protótipos no mesmo ano. O programa de teste de voo resultou em uma subvenção da Administração Federal de Aviação (FAA) em 28 de outubro de 2016. As entregas começaram em 19 de dezembro de 2016.
A aeronave resultante foi o Vision Jet, alimentada por um motor Williams International FJ-35A, com um impulso de 1.846 libras. Este mini jato executivo pode voar a uma altitude de cruzeiro de 31.000 pés, a uma velocidade máxima de cruzeiro de 305 nós (565 km/h). O sistema de pressurização da cabine permite que a altitude da cabine seja colocada a 8.000 pés.
O pequeno tamanho e o poderoso motor que a impulsiona permitem que o Vision Jet decole de pistas de até 621 metros de comprimento. O peso máximo de decolagem é de 2.727kg. A capacidade de combustível utilizável é de 907kg. o que permite voar um alcance de 1.500 quilômetros.
As dimensões da aeronave são uma vantagem real, pois não toma muito espaço em plataformas ou hangares. Um comprimento de 9,42 metros, altura de 3,32 metros e uma envergadura de 11,79 metros.
A Cirrus Aircrafts projetou o Vision Jet com uma fuselagem composta de alusões de fibra de carbono, com um peso reduzido, mas ao mesmo tempo permite ganhar espaço no convés de voo. Esta aeronave pequena tem três configurações de cabine, a primeira é o "Family Seating", que acomoda três passageiros adultos e duas crianças; a segunda é o "Executive Seating" que acomoda dois passageiros e deixa espaço para malas e adiciona uma pequena mesa em cada assento para realizar várias tarefas ou colocar um caderno; e finalmente tem o "Complete Seating", que acomoda 5 passageiros.
A cabine tem uma largura de 1,56 metros e uma altura de 1,24 metros. Devido às suas dimensões, não é uma aeronave que permite que você fique em pé, mas é uma cabine extremamente confortável. Ela foi projetada com base nos padrões de um grande jato executivo, assentos estofados em couro, permitindo que, na versão Premium Style, sejam selecionadas até seis combinações de cores para o interior.
A Cirrus oferece três serviços de conexão a bordo, o primeiro é o "Bluetooth Connectivity", que permite conectar qualquer dispositivo via Bluetooth para obter informações de voo, monitoramento meteorológico, gerenciamento de plano de voo e mais opções no próprio dispositivo.
O segundo serviço é o "Cirrus Global Connect" que permite manter a conexão por satélite no ar ou no solo, com serviço de mensagens de texto, serviço telefônico e, opcionalmente, fora dos EUA, o Datalink Weather.
Por fim, oferece a opção de "Siriusxm Weather & Radio", que permite monitorar o tempo e curtir música durante o voo.
Para a versão G2+ Vision Jet, o "WiFi a bordo" está disponível, que fornece conexão à internet em voo. Este serviço é essencial para o uso da aeronave como executiva, pois pode realizar trabalhos, videoconferência e muitas outras atividades.
Uma das maiores peculiaridades desta aeronave é que ela pode ser conduzida por um único piloto, que permite acomodar mais um passageiro, ou na maioria dos casos, ser pilotado por seu próprio proprietário na solidão, sem a necessidade de contratar um copiloto.
Quatro pontos se destacam na segurança operacional do jato Cirrus Vision: o Cirrus Approach Flight Training, o Cirrus Airframe Parachute System, o Electronic Stability & Protection e o Safe Return Emergency Autoland System.
No Cirrus Approach Flight Training, a Cirrus Aircraft oferece cursos e treinamentos para seus clientes, para garantir uma operação completamente segura, treinando pilotos em procedimentos normais e situações de emergência para este modelo.
No Electronic Stability & Protection, a Cirrus adiciona segurança extra nos controles para reduzir o risco de erros ao realizar manobras em voo, evitando assim a entrada de perdas, entre outras características.
E finalmente, no Safe Return Emergency Autoland System, que é um sistema sofisticado que, no caso de o piloto não conseguir pilotar a aeronave, ela faz uma aproximação e pouso automático sem a necessidade de uma pessoa inexperiente para assumir os controles. Este último sistema constitui um grande passo para o voo autônomo.
O cockpit do Vision Jet é uma conjunção entre o painel de um carro e o painel de um jato executivo moderno. Ele tem cinco telas sensíveis ao toque nas quais o piloto pode obter todas as informações necessárias para o voo. Auxiliares de rádio, parâmetros motores, etc. estão representados nos monitores.
A aviônica desta aeronave foi projetada pela Garmin, e recebeu o nome de "Cirrus Perspective Touch +", integrando todos os sistemas nas cinco telas, facilitando o funcionamento da aeronave.
A Avionics também possui uma conexão direta com dispositivos móveis, o que permite programar o plano de voo, carregá-lo e executá-lo através dos próprios dispositivos móveis.
Esta aeronave revolucionária compete diretamente com o Hondajet, da fabricante Honda, e com o Phenom 100, da fabricante brasileira Embraer. Até março, 245 unidades haviam sido entregues.