Nova versão poderá operar em porta-aviões com sistema de catapulta
Por André Magalhães Publicado em 17/12/2021, às 11h40
Caça chinês J-15 é baseado no Su-33, versão naval do Su-27 Flanker, que opera no porta-aviões russo Admiral Kuznetsov | Foto: Divulgação
A China revelou a nova versão do caça naval J-15, aeronave baseada no russo Su-33. A nova versão do avião de combate chinês apresenta algumas atualizações diferentes de outros J-15, que já estão em operação pela marinha chinesa.
Um destaque vai para os armamentos que o novo caça poderia transportar, como o míssil chinês de curto alcance PL-10, bem como novos sistemas instalados nas pontas das asas.
De acordo com o site Global Times, o radar do caça também foi atualizado, passando para o padrão de varredura eletrônica ativa (Aesa, na sigla em inglês).
Radares deste tipo estão em uso crescente nas mais modernas aeronaves, com ele, é possível o uso de mísseis que operam além do alcance visual do piloto, por exemplo, o novo míssil chinês PL-15.
Também circularam informações que os trens de pouso do J-15 atualizado teriam sido modificados para o uso em porta-aviões com sistema de catapulta.
O mais novo porta-aviões chinês Type 003, que está em fase de construção, deverá ter sistema com catapultas, igual aos porta-aviões norte-americanos, diferente do atual sistema skyramp, presente em outros navios da própria China, Rússia e Índia.